Especialista faz alerta sobre hábito comum nos lares brasileiros que pode afetar a saúde dos moradores

Profissional aponta que costumes antigos na cozinha ainda resistem, mas trazem sérios riscos à saúde

Magno Oliver Magno Oliver -
Especialista faz alerta sobre hábito comum nos lares brasileiros que pode afetar a saúde dos moradores
Saiba organizar a louça antes de começar lavar. (Foto: Reprodução/Tudo Gostoso)

Lavar louça é um dos hábitos domésticos diários mais comuns.

Assim, em praticamente todos os lares, depois de uma refeição, alguém se dirige à pia para iniciar o ritual de ensaboar, enxaguar e secar pratos, talheres e copos.

E nesse hábito rotineiro, o pano de prato muitas vezes participa dessa tarefa mais até do que deveria. Porém, segundo cientistas, é aí que está um problema que muita gente em casa não percebe.

Especialista faz alerta sobre hábito comum nos lares brasileiros que pode afetar a saúde dos moradores

Em publicação da Gazeta de São Paulo, o biomédico Roberto Martins Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, faz um alerta.

O especialista explica que os panos de prato são contaminados por germes, o que pode afetar a saúde dos moradores da casa. Para ele, o ideal é deixar que a louça seque naturalmente.

De acordo com estudo da Universidade de São Paulo (USP), tecidos úmidos deixados por mais de 24 horas na pia concentram colônias de bactérias como E. coli e Salmonella, além de fungos e bolores.

Assim, quando um pano de prato é usado na limpeza direta de talheres, pratos ou panelas, acontece uma ação de contágio silenciosa.

A explicação é que ele pode transferir esses microrganismos para utensílios que, em teoria, já estavam limpos.

E o uso do pano de prato como utensílio multiuso é outro agravante na higiene doméstica. Em muitas casas, ele seca as mãos, limpa a bancada e, em seguida, volta para o prato recém-enxaguado.

Dados do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) apontam que mais de 60% das famílias brasileiras não têm o hábito de separar panos por função de limpeza em casa.

Além disso, apenas 28% afirmam trocar o pano de prato diariamente, como recomendam os órgãos de saúde.

O especialista reforça a importância de deixar a louça secar naturalmente, pois o pano de prato tem mais bactérias do que outros lugares e objetos da casa.

Siga o Portal 6 no Instagram:@portal6noticias e fique por dentro de todas as notícias e curiosidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade