Receita Federal vai começar a notificar adultos que moram com os pais no Brasil?

Órgão esclareceu que não existe qualquer medida para tributar famílias e que boato distorce instrução normativa sobre imóveis

Pedro Ribeiro Pedro Ribeiro -
Receita Federal vai começar a notificar adultos que moram com os pais no Brasil?
Aplicativo da Receita Federal. (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

A Receita Federal divulgou nesta segunda-feira (22) uma nota oficial desmentindo uma notícia falsa que circulava nas redes sociais. O boato afirmava que, a partir de 2026, adultos que moram com os pais seriam notificados para pagar impostos relacionados a aluguel.

Segundo o órgão, a informação é totalmente mentirosa. “Isso não existe, nem faz o menor sentido”, reforçou a Receita.

Origem da confusão

A fake news tentava relacionar a suposta cobrança a uma instrução normativa publicada em agosto, que criou o Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB).

Porém, a medida não tem nenhuma relação com aluguel ou cobrança de impostos para famílias. O CIB apenas regulamenta o compartilhamento de informações entre cartórios e órgãos públicos para dar mais transparência às transações imobiliárias.

Nota oficial

Na íntegra, a Receita Federal declarou:

“Têm circulado nas redes sociais fake news, aparentemente impulsionadas por políticos que fazem oposição ao governo, que a Receita Federal irá notificar adultos que moram com os pais a partir de 2026.

A mentira tenta relacionar isso, de maneira confusa, com pagamentos de aluguel ou algo nesse sentido.

Isso não existe, nem faz o menor sentido.

Não caia em fake news, desconfie de quem mente para você sem fundamento ou razão aparente, a não ser causar medo e desinformação.”

Com a nota, a Receita Federal reforça a importância de checar informações antes de compartilhar e alerta para o uso político da desinformação.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as notícias e curiosidades!

Pedro Ribeiro

Pedro Ribeiro

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Colabora com o Portal 6 desde 2022, atuando principalmente nas editorias de Comportamento, Utilidade Pública e temas que dialogam diretamente com o cotidiano da população.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade