Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, é preso pela PF enquanto tentava sair do país
Empresário foi preso durante operação que combate crimes de gestão fraudulenta, gestão temerária, organização criminosa, entre outros.

A Polícia Federal (PF) prendeu o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, durante a Operação Compliance Zero, deflagrada nesta segunda-feira (17).
Segundo informações do G1, ele foi preso no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, enquanto se preparava para embarcar em um voo para fora do país.
Daniel foi alvo da Operação Compliance Zero, que mira a venda de títulos de crédito falsos. Após ser preso, Vorcaro foi levado para a Superintendência da PF em São Paulo.
A captura do banqueiro ocorreu horas após o consórcio liderado pelo grupo de investimento Fictor Holding Financeira anunciar a compra do Banco Master.
Porém, na manhã desta terça-feira (18), o Banco Central decretou a liquidificação extrajudicial da instituição bancária. Isso significa que ela terá o funcionamento interrompido e será retirada do Sistema Financiero Nacional, interrompendo também qualquer processo de compra relativa à empresa.
Investigação
Conforme a PF, a Operação Compliance Zero teve início em 2024, após pedido do Ministério Público Federal (MPF) para investigar a possível fabricação de carteiras de crédito falsas por uma instituição financeira.
Tais títulos teriam sido vendidos a outro banco e, após fiscalização do Banco Central, substituídos por outros ativos sem avaliação técnica adequada.
Estão sendo investigados os crimes de gestão fraudulenta, gestão temerária, organização criminosa, entre outros.
No total, são cumpridos cinco mandados de prisão preventiva, dois mandados de prisão temporária e 25 mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares diversas da prisão, nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e no Distrito Federal.






