Casal comprou às cegas uma escola de 1913 e, após 3 anos de obra, transformou as salas de aula em uma casa de 370 m²

Antiga escola centenária foi comprada sem visita interna e ganhou nova vida como lar familiar, sem apagar marcas originais

Gustavo de Souza -
casal transforma escola em casa de 370 m
(Foto: Reprodução)

Comprar um imóvel sem conhecer cada detalhe por dentro já parece arriscado. Mas Stacie e Sean foram além: arremataram uma escola centenária sem nunca terem pisado no prédio.

O casal comprou a Union Joint School, construída em 1913 em Franklin, no estado de Indiana, nos Estados Unidos, por US$ 175 mil. A oferta foi aceita em apenas 24 horas e só depois eles conheceram o interior da construção.

Três anos mais tarde, a antiga escola se tornou uma casa de cerca de 370 m², com quatro quartos e dois banheiros e meio.

Uma aposta em um prédio centenário

Segundo a CNBC, que mostrou o imóvel reformado, Stacie e Sean viviam em Nova York antes de decidirem voltar para Franklin, cidade natal do casal.

A pandemia pesou na decisão. A rotina intensa da metrópole deu lugar ao desejo de viver em um espaço mais amplo, próximo das raízes familiares.

A escola, no entanto, exigia mais do que uma reforma comum. O casal precisou desmontar grande parte do interior e reconstruir os ambientes dentro da estrutura antiga de tijolos.

Das salas de aula aos quartos

As antigas salas onde crianças estudaram por décadas deram lugar aos quartos, à sala de estar e à cozinha da família.

O projeto aproveitou características típicas de prédios escolares antigos, como janelas grandes, pé-direito alto e cômodos amplos. O que antes servia para iluminar carteiras e lousas agora compõe uma casa espaçosa e cheia de personalidade.

Apesar da transformação, Stacie e Sean preservaram elementos originais, como tijolos aparentes, portas antigas, parte do piso e até um bebedouro, que ainda tentam restaurar.

Memória preservada

A história da Union Joint School também ajuda a explicar o encanto do projeto. De acordo com registros mantidos pelos próprios donos no blog Schoolhouse Homestead, o prédio foi criado para reunir pequenas escolas de uma sala que funcionavam na região.

Ao transformar o imóvel em moradia, o casal evitou que a construção perdesse função ou fosse abandonada.

Conheça essa história contada pelo próprio casal, que tem um canal no YouTube chamado Schoolhouse Homestead:

Siga o Portal 6 no Google News e fique por dentro de tudo!

Gustavo de Souza

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Goiás (UFG) e repórter do Portal 6.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

+ Notícias