Laboratório da UEG de Anápolis confirma descoberta de novo escorpião no Brasil
Estudo que identificou a espécie teve a participação de outras duas universidades públicas do país

Pesquisadores da Universidade Estadual de Goiás (UEG) foram um dos responsáveis pela recente descoberta de uma nova espécie de escorpião no Brasil. O animal foi encontrado na caverna Meu Rei, localizada no Parque Nacional de Catimbau, no município de Tupanatinga, Pernambuco.
Além da instituição goiana, o estudo contou com a participação direta de cientistas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
Eles descobriram que a espécie é um pseudoescorpião, devido ao fato de não apresentar peçonha.
As análises laboratoriais foram realizadas no centro de pesquisar anapolino da UEG, juntamente do professor Everton Tizo.
Leia também
- Goiânia terá festival de cerveja com ‘copão’ de chope e música ao vivo
- Entenda como o primeiro milagre realizado por São Carlo Acutis tem ligação com Anápolis
- Direto dos anos 2000: jovem de Anápolis recebe homenagem inusitada no dia do aniversário
- Jovem de Anápolis que teve braços decepados pelo ex faz campanha para conseguir prótese
O docente lembra que o Brasil pode conter a maior diversidade mundial de pseudoescorpiões. Atualmente, são conhecidas 170 espécies no país.
“Contudo, o número de estudos sistematizados no Brasil ainda é relativamente pequeno e se conhece pouco sobre a fauna de pseudoescorpiões para a maioria dos biomas’, reforça.
O nome atribuído ao animal descoberto foi “O epíteto específico ‘kapinawai’”, dado em homenagem à tribo indígena ‘Kapinawá’, que habitava a região em que o encontraram há séculos atrás.