Marcelo Daher faz alerta aos goianos sobre doenças respiratórias no outono e indica cuidados
Medico infectologista explica que é possível adotar algumas medidas simples para aliviar o calorão e ainda se prevenir
O outono desse ano teve início na segunda-feira (20) da última semana. Tradicionalmente, o período traz temperaturas mais elevadas e baixa humidade no ar para os goianos. O infectologista Marcelo Daher explicou ao Portal 6 os cuidados que devem ser tomados nesta época.
Como o médico esclarece, o clima, que fica bastante seco, tende a favorecer o surgimento de doenças respiratórias, causadas principalmente pelo vírus influenza e pelo sincicial respiratório, este bastante comum em crianças pequenas, prematuras e com doenças cardíacas e pulmonares.
O profissional ainda faz um alerta para os casos de covid, que podem aumentar durante o período, comprometendo especialmente os idosos.
De acordo com o infectologista, é possível adotar algumas medidas simples para aliviar o calorão e ainda se prevenir:
“Lembrar de se hidratar, se possível usar humidificador de ar, isso tudo ajuda a lidar com essa ambiente seco. A gente também pode evitar o uso de ar-condicionado, que resseca demais o ambiente, optando pelos humidificadores”, orienta o médico.
Marcelo Daher reforça que a vacinação contra o vírus da gripe e Covid-19 são essenciais para evitar casos mais graves das doenças.
Além disso, para lidar com o vírus sincicial respiratório e proteger as crianças pequenas, que são mais vulneráveis, ele indica o uso do medicamento Palavizumabe.
“É um imunobiológico, utilizado nos primeiros meses do ano como prevenção, que auxilia muito na prevenção de doenças respiratórias graves causadas pelo vírus [sincicial respiratório].