Advogados precisarão passar por nova solenidade: “passado sombrio deve ser superado”

Medida foi aprovada por unanimidade e partiu do vice-presidente nacional da Ordem, Rafael Horn

Davi Galvão Davi Galvão -
Advogados precisarão passar por nova solenidade: “passado sombrio deve ser superado”
Rafael Horn é vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn. (Foto: Reprodução)

Após uma mudança recente no regimento da Ordem dos Advogados Brasileiros (OAB), os novos profissionais que ingressarem na associação passarão a prestar o juramento com a mão sobre o peito, não mais com o braço estendido a frente.

A medida foi aprovada de forma unânime pelo Conselho Pleno OAB Nacional, com a iniciativa partindo do vice-presidente nacional da Ordem, Rafael Horn.

A alteração busca desassociação com o gesto do braço estendido que, nas palavras do vice-presidente, “remete a um passado sombrio que deve ser superado” – em analogia à saudação nazista.

“Ao adotar a posição da mão no peito, reforçamos o compromisso com os valores democráticos e de respeito aos direitos humanos que regem nossa sociedade”, finalizou Rafael.

Agora, os novos advogados deverão prestar o compromisso, segundo a proposta aprovada, de pé e com a mão direita no peito esquerdo, perante o Conselho Seccional, a Diretoria ou o Conselho da Subseção.

Davi Galvão

Davi Galvão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Atua como repórter no Portal 6, com base em Anápolis, mas atento aos principais acontecimentos do cotidiano em todo o estado de Goiás. Produz reportagens que informam, orientam e traduzem os fatos que impactam diretamente a vida da população.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade