6 coisas que precisam melhorar em Anápolis até o próximo aniversário da cidade
Apesar de diversos avanços ao longo dos anos, município ainda enfrenta graves problemas


Com o 117º aniversário se aproximando, Anápolis se prepara para celebrar mais um ano de uma história marcada por diversos avanços e melhorias para a população. Porém, além dos pontos positivos, a cidade ainda sofre com mazelas que parecem estar longe de serem resolvidas.
Desde falhas de planejamento que comprometem a estrutura das ruas e prédios, segurança dos cidadãos e até mesmo a falta de opções de lazer, o Portal 6 separou algumas dessas problemáticas que, caso resolvidas até o próximo aniversário, melhorariam a qualidade de vida no município.
1- Drenagem Urbana
Os períodos de chuva na cidade são uma espécie de ‘dor de cabeça’ e representam prejuízo para os anapolinos. Em 2023, por exemplo, a força das águas levou ao chão a ponte na Avenida Independência, mas outras regiões da cidade ainda sofrem constantemente com as precipitações.
A parte baixa da região Central, no acesso a bairros da região Oeste, como Jardim das Oliveiras e São José, são afetadas e apresentam vários pontos críticos. A Prefeitura chegou a fixar placas alertando para os riscos de alagamento nos setores mais impactados.

Placa de risco de alagamento em frente ao terminal rodoviário de Anápolis (Foto: Davi Galvão)
2- Asfalto e recapeamento
Buracos e erosões em meio as vias de Anápolis, não são difíceis de serem encontrados, com diversos que ilustram o cenário, ocasionam acidentes e também prejuízos financeiros aos motoristas.
A solução para o problema ainda parece estar distante, levando em consideração a posição do Executivo, quando ainda, em abril deste ano, após 07 anos de mandato, Roberto Naves (Republicanos) reconheceu não saber onde estavam os buracos e pediu o apoio da população.

Registro dos buracos foi enviado ao Portal 6. (Foto: Arquivo Pessoal)
3- Decadência do Jundiaí
Outro problema que assola a cidade, mais especificamente o bairro Jundiaí, foi a decadência enfrentada na região nos últimos anos, no que tange a segurança pública.
O bairro encara há meses o aumento expressivo no número de pessoas em situação de rua e usuários de drogas que migraram para o local, em decorrência da retomada das obras do novo Centro Administrativo.
Aliado a isso, roubos em plena luz do dia, disparos com armas de fogo e furtos na região têm sido registrados com mais frequência nos últimos meses.

Moradores denunciam problemas por conta dos usuários de drogas na região. (Foto: Arquivo Pessoal)
4- Déficit na Educação Infantil
Apesar de a Prefeitura de Anápolis não divulgar os dados referentes ao déficit no quadro de vagas na educação infantil, diversos pais sentiram na pele a falta do serviço, que é garantido por lei.
Ao Portal 6, várias mães reclamaram tanto dos critérios adotados pela administração pública para conceder as vagas, quanto pelo baixo número de oportunidades ofertadas.

(Foto: Reprodução)
5- Falta de entretenimento
Outro ponto em que Anápolis ainda precisa melhorar é na oferta de opções de entretenimento e lazer, que não estejam instaladas no bairro Jundiaí. A vida noturna na região, bastante agitada, destoa do restante da cidade, que oferece poucos estabelecimentos e locais próprios para a vida boêmia.

Imagem da Avenida São Francisco, no bairro Jundiaí, durante a noite. (Foto: Davi Galvão/ Portal 6)
6- Praças e parques abandonados
Um problema que, mais uma vez, é colocado em evidência ao se distanciar de zonas nobres, é o abandono por parte do Poder Público nos parques e praças por toda cidade.
O Parque JK, por exemplo, enfrenta contínuos episódios de esgoto e poluição, o que prejudica o aproveitamento do espaço. Já o Central Parque Senador Onofre Quinan, também é alvo de diversas reclamações, que vão desde a falta de segurança, iluminação e conservação das águas.

Registro do esgoto à céu aberto no Parque JK. (Foto: Reprodução)