Conheça Cristiano Souza, goiano enviado ao Festival de Cannes com missão especial
Mestre em Arte e Cultura tem reuniões marcadas com alguns dos maiores nomes do audiovisual do mundo


Nesta semana, os olhos do mundo estão voltados para a 78ª edição do Festival de Cannes, uma das maiores mostras do audiovisual da terra e que, desta vez, trouxe uma figura goiana no famoso tapete vermelho.
Neste ano, o Governo de Goiás enviou o curador e diretor Cristiano Sousa (@cristianoosousa), mestre e doutorando em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (UFG), em uma iniciativa inédita, para viabilizar a internacionalização da produção cultural no estado.
Durante todos os dias do evento, Cristiano deve aproveitar a oportunidade para articular estratégias com produtores, distribuidores e investidores de diversos países, tendo como foco impulsionar o cinema goiano no exterior.
Além da participação promovida pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), o curador também participa do Festival de Cannes como secretário do Fórum de Festivais e vice-presidente da Alianza Latinoamericana de Festivales de Cine Fantástico.
Ele também integra o painel Brazil – Country of Honour, as exibições do Marché du Film, o Cine Latinoamericano y Caribeño e o Fantastic Pavilion, além de participar de encontros com grandes plataformas no Innovation Village.
Reuniões institucionais também estão marcadas com importantes entidades do cinema, como Spcine, RioFilme, World Woman Foundation e Hubert Bals Fund.
Quem é Cristiano Sousa
Além da formação na UFG, Cristiano Sousa também coleciona uma carreira de peso como curador de cinema, sendo reconhecido nacional e internacionalmente como jurado de algumas das maiores mostras e festivais.
Atualmente, ele é responsável pela curadoria e direção de festivais realizados no Centro-Oeste e atua como secretário-geral do Fórum dos Festivais, entidade que estimula o intercâmbio entre eventos cinematográficos no Brasil.

Curador acompanha o Festival de Cannes. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
A fama do curador não se limita ao Brasil, uma vez que ele também ocupa a vice-presidência da Alianza Latinoamericana de Festivales de Cine Fantástico e é um dos fundadores da Divercilac, rede que conecta festivais voltados à diversidade de gênero e sexualidade.
Dentre os prêmios colecionados por Cristiano está uma Medalha de Honra ao Mérito Cultural na categoria audiovisual pelo Governo de Goiás, no Prêmio Jaburu — a maior honraria cultural do estado, além do Prêmio Jorge Lafond, concedido pelo Governo Federal.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiás!