Com subsídio, tarifa do transporte coletivo em Anápolis seria menor que R$ 4

Rápidas apurou a informação junto à profissionais que atuam no segmento, verificando que a alteração reduziria em cerca de 30% o valor na chamada "tarifa pública"

Samuel Leão Samuel Leão -
Transporte coletivo em Anápolis
Ponto de ônibus em Anápolis (Foto: Danilo Boaventura)

Uma mudança expressiva poderia ser sentida caso o Governo de Goiás e a Prefeitura de Anápolis passassem a subsidiar o transporte coletivo de Anápolis, reduzindo as tarifas que já alcançam R$ 6 no dinheiro para menos que R$ 4.

Rápidas apurou a informação junto à profissionais que atuam no segmento, verificando que a alteração reduziria em cerca de 30% o valor na chamada “tarifa pública”.

Vale ressaltar que há uma diferenciação entre o custo real do serviço, chamado de tarifa técnica, e o custo que chega aos usuários do transporte coletivo, que é a tarifa pública.

Em Anápolis, segundo estudos da Agência de Regulação Municipal (ARM), a técnica já teria alcançando R$ 9, e o sistema estaria faturando apenas metade do necessário para ofertar o serviço, que opera com um déficit de aproximadamente R$ 3 milhões por mês.

Especialistas apontam que, com o aporte ideal, a tarifa pode ser reduzida para R$ 4 ou até menos, a depender da injeção de capital realizada pelo Poder Público, visto que o transporte público é um direito constitucional essencial e, portanto, o subsídio é obrigatório.

O exemplo da capital

Essa realidade já existe na Região Metropolitana de Goiânia, que compreende 20 municípios e tem a tarifa do coletivo congelada desde 2019, custando apenas R$ 4,30. Esse valor é um dos mais baratos do Brasil na mesma modalidade.

Em Goiás, isso só é possível graças ao repasse de, aproximadamente, R$ 12,4 milhões mensais, feito pelo Governo do Estado. Sem o subsídio, esse valor já teria chegado em cerca de R$ 7,60.

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