Mensagem enviada de 16 milhões de quilômetros chega à Terra e desperta curiosidade mundial
Um pulso de luz vindo do vazio profundo mudou radicalmente nossa forma de dialogar no espaço

Em um feito histórico, a Nasa conseguiu receber na Terra uma mensagem transmitida por laser infravermelho próximo a impressionantes 16 milhões de quilômetros de distância.
O experimento fez parte do programa Deep Space Optical Communications (DSOC), acoplado à nave Psyche, e representa a mais distante demonstração já feita de comunicação óptica no espaço profundo.
O marco ocorreu na madrugada de 14 de novembro, quando o transceptor laser embarcado na Psyche conseguiu travar a recepção de um poderoso feixe enviado da Terra, especificamente do Observatório Table Mountain, do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa e devolveu dados codificados para o Telescópio Hale, no Observatório Palomar, na Califórnia.
- Cidade do Ceará inaugura a maior estátua de Nossa Senhora de Fátima do mundo
- Cidade brasileira surpreende com o maior pomar de jabuticaba do mundo e produção de vinhos deliciosos
- Navio com quase 3 mil vacas fica à deriva por dois meses após não poder atracar e é tomado por forte odor e enxames de moscas
De acordo com a agência, a comunicação óptica alcançada permite taxas de transmissão dez a cem vezes mais altas do que os sistemas tradicionais por rádio-frequência.
Essa tecnologia poderá transformar a forma como sondas futuras enviam informações científicas, imagens em alta definição e até vídeos, apoiando missões robóticas e humanas em destinos cada vez mais distantes, como Marte.
A Nasa já reportou que, em abril de 2024, o equipamento transmitiu dados a mais de 226 milhões de quilômetros, com taxas de até 25 Mbps.
O experimento DSOC, liderado pelo Jet Propulsion Laboratory, encerrou a primeira fase com sucesso, consolidando o potencial das comunicações ópticas para explorar o sistema solar com uma capacidade de dados muito superior às técnicas tradicionais.
Confira mais detalhes:
Siga o Portal 6 no Google News fique por dentro de tudo!







