Maioria dos brasileiros é contra porte de armas, mostra pesquisa Datafolha
Apesar de ainda ser minoria, número de pessoas a favor da legalização aumentou 12% desde 2013
Levantamento divulgado pelo Datafolha nesta segunda-feira (08) mostra que a maioria dos brasileiros são contra a ampliação do porte legal de armas.
Segundo o instituto de pesquisas, um total de 56% dos entrevistados acreditam que o armamento representa um risco para a sociedade e, por isso, deve continuar restrito.
Outros 42% afirmam que deve ser legalizado pois é um direito do cidadão que precisa se defender. Já os outros 2% não souberam responder.
Reversão
Os números, no entanto, apontam que a opinião do brasileiro está mudando dos últimos anos para cá. Isso porque o número de pessoas a favor da legalização aumentou 12% em comparação com o ano de 2013.
A pesquisa mostra também que entre homens e mulheres, os que mais concordam com o porte de armas são do sexo masculino, com 53%, enquanto 32% do público feminino é a favor.
Entre as religiões, os dados mostram que as pessoas que mais opinaram pela ampliação foram os ateus e católicos, com 49% e 46% respectivamente.
A pesquisa ouviu 2.765 pessoas com mais de 16 anos, de 192 municípios do Brasil. Os dados foram colhidos nos dias 29 e 30 de dezembro de 2017 e a margem de erro é de 2 pontos percentuais.
Confira a pesquisa na íntegra.