Estação Ferroviária recebe nova edição da Feira Literária Anapolina
E}vento termina no sábado (22) com o Sarau das Águas
Tem início nesta quinta-feira (20) a 3ª edição da Feira Literária Anapolina (Flana) na Estação Ferroviária Prefeito José Fernandes Valente, no Setor Central.
A programação contará com lançamentos, exposição e vendas de livros, saraus, palestras, oficinas, presença de escritores, apresentações musicais e artísticas, além de rodas de leitura, contações de histórias e atividades lúdicas da Flaninha – parte da feira direcionada às crianças.
Organizado pela União Literária Anapolina (ULA), o evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Fundo Municipal de Cultura, tendo como objetivo divulgar e valorizar as obras produzidas pelos escritores anapolinos, além de promover o intercâmbio entre a população, os escritores e os autores entre si.
A escritora Laurentina Murici de Medeiros, conhecida como dona Loló (1918-2010), é a personalidade homenageada nesta edição do evento.
Radicada em Anápolis, a maranhense fundou a ULA e é autora dos livros Folhas Esparsas (2ª edição), Pelos caminhos da vida (2ª edição) e Retalhos da Minha Vida. Dona Loló, que foi diretora da Escola Municipal de Artes durante quase 20 anos, foi fundamental para o fortalecimento e a valorização da cultura anapolina.
O evento termina no sábado (22) com o Sarau das Águas.
Programação
Quinta-feira (20)
8h30 – Abertura social
10h – Palestra de abertura: “Auto publicação, mercado editorial e internet: os caminhos naturais do escritor no século 21” – Carlos Willian Leite (Editor da Revista Bula)
10h – Oficina: Parte 1 – “Dialogismo entre Literatura Brasileira e Música” – Rondinelli Linhares de Oliveira
14h30 – Oficina: Parte 2 – “Influência da Literatura na produção artística: uma perspectiva pessoal” – Rondinelli Linhares de Oliveira
Flaninha: 13h30 às 16h30 – Rodas de leituras com escritores, atividades lúdicas e contação de histórias com os bonecos Anica Futrica e Zuca Mutuca (Ana Maria Rocha e David P. Rocha)
17h às 21h – Lançamentos de livros e apresentações musicais com Giovani Tronconi, Roberto Brenner e convidados.
Sexta-feira (21)
Flaninha: 8h às 16h30 (com intervalo de almoço) – Rodas de leituras com escritores, atividades lúdicas e contação de histórias com Dalci Brincante
10h – Palestra: “Como a literatura mudou minha vida” – Edival Lourenço (Escritor – vencedor do prêmio Jabuti)
14h30 às 16h30 – Oficina: “Histórias em quadrinhos como ferramenta didática” – Geraldo Monteiro
18h – Sessão de autógrafo e bate-papo com o escritor Lucão: “Intervalo: a literatura como descanso” (participação do professor de Literatura Paulo Roberto)
18h às 21h – Sarau Artístico (declamações, música e muito mais)
Sábado (22)
09h – Palestra: “O Grupo Festa: pensamento e arte no modernismo brasileiro, 1919-1929” – Dra. Luciana Miranda (UFG)
10h – Mesa redonda: “Literatura anapolina: autores, obras e políticas de incentivo”. Convidados: Davi P Rocha, Edna Elói e Natalina. Mediador: José Fábio da Silva.
11h – Encerramento – Sarau das águas (participação de acadêmicos da Academia Anapolina de Letras – Anale – e Academia Aguaslindense de Letras – Aletras)