Em visita a Anápolis, Bolsonaro entrega concessão da Ferrovia Norte-Sul à Rumo
Presidente também aproveitou a data para cantar parabéns a cidade, que faz 112 anos nesta quarta-feira (31)
A assinatura do contrato de concessão da Ferrovia Norte-Sul enfim ocorreu no final da manhã desta quarta-feira (31). Como esperado, o evento contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), e foi realizado no pátio do Porto Seco Centro-Oeste, no localizado no Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA).
Também estiveram no local o prefeito Roberto Naves (PTB), o governador Ronaldo Caiado (DEM) e os ministros da Agricultura, Tereza Cristina (DEM) e da Infraertutura Tarsício Gomes.
Antes da assinatura, Bolsonaro vestiu um colete dos operários que trabalham na ferrovia, passeou ao redor dos trilhos e subiu em uma locomotiva estacionada.
O presidente também aproveitou que a data para cantar parabéns a Anápolis, que faz 112 anos hoje.
Em tempo
A concessão da Norte Sul foi arrematada pela empresa Rumo S.A, em leilão realizado em março. A empresa, que atua em serviços de logística de transporte ferroviário, ganhou o certame ao oferecer um lance de pouco mais de R$ 2,719 bilhões, um ágio de 100,92% ao lance mínimo pedido pelo governo, de R$ 1,3 bilhão. O contrato tem duração e 30 anos.
O contrato prevê a administração de dois trechos da Norte-Sul, de um total de 1.537 quilômetros. O primeiro, de 855 quilômetros de extensão, sai de Porto Nacional e vai até Anápolis (GO), e se encontra com 100% da infraestrutura construída e disponível para o transporte de cargas. A expectativa é que as operações comecem até o final de 2019.
Já o segundo trecho, compreendido entre Ouro Verde de Goiás (GO) e Estrela D’Oeste (SP), com 682 km de extensão, se encontra com mais de 95% das obras concluídas. A concessionária tem dois anos para concluir as obras desse trecho e iniciar as operações em 2021.