Goiás terá psicólogos para atender a população por telefone durante a quarentena geral
Material gráfico também ficará disponível com técnicas e orientações de como manter a saúde mental em casa
Devido ao isolamento social decretado em Goiás para combater o novo coronavírus, a Superintendência de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai lançar uma central de atendimento com psicólogos.
O anúncio da ferramenta foi feito durante uma entrevista do governador Ronaldo Caiado (DEM) e da psicóloga e superintendente de Saúde Mental da SES, Candice Rezende, à Agência Brasil Central, nesta segunda-feira (23).
Médico, Caiado afirmou que durante o período em que as familiares precisam ficar em casa, é de extrema importância conseguir controlar a ansiedade.
“Precisamos cuidar das pessoas. E o call center serve para fazer essa acomodação e orientação do que se deve fazer”, explicou.
Esse call center, de acordo com Candice, será um meio de “escuta cuidadosa e mais técnica” para acolher a população. Nos próximos dias, o número de telefone deverá ser divulgado juntamente com outros meios de contato com a central.
Um material gráfico também ficará disponível para todas as mídias com técnicas e orientações de como manter a saúde mental em casa. É ideal ainda tentar manter a rotina semelhante a de antes da quarentena.
“Da mesma maneira que temos normas de como chegar em casa e fazer nossa limpeza, a gente tem que entender que nosso aparato mais importante é a nossa mente, ela domina tudo”, afirmou a psicóloga.
“O corpo tem memória com relação a sono, alimentação e metabolismo. Se a gente rompe de forma abrupta, causamos um problema não só emocional, mas sobre a saúde. Uma vez não estando bem, nosso sistema imunológico cai e ficamos suscetíveis não só ao coronavírus, mas também a outras doenças oportunistas”, acrescentou.