Coronavírus: Anápolis também sofre com o dilema de não conseguir manter idosos em casa
Delegacia chegou a receber ligações de familiares buscando auxilio para lidar com a situação. Especialista dá dicas para o momento de pandemia
Desde a explosão de casos do novo coronavírus no Brasil, especialistas vêm alertando da necessidade dos idosos se resguardarem pois eles estão na faixa de risco, ou seja, mais suscetíveis a contaminação.
Mas convencer os idosos, principalmente os mais ativos, a ficarem em casa durante a pandemia tem sido um desafio.
Em Anápolis, a Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso (DEAI) chegou a receber ligações de familiares que não sabem como lidar com a situação.
Manoel Vanderic, delegado titular, explica que o momento atual é delicado, mas que não há nenhum respaldo legal que proíba os idosos de saírem de casa.
“Não existe nenhuma medida, nenhum órgão do estado a ser procurado para ajudar as famílias a manterem em casa”, afirma, pontuando que a função da delegacia é punir quando alguém pratica maus tratos contra os idosos.
Para o psicanalista Fabiano Abreu, há diversos motivos que levam os idosos a quererem sair de casa, como as ruas mais vazias, que dão um ar de segurança e fazem com que muitos queiram aproveitar este momento.
No entanto, ele lembra, que o papel da família neste momento é o de esclarecer os idosos sobre a situação e, sobretudo, respeitá-los. “A quarentena é algo novo para todos nós”, pontua.
Inserir os idosos de vez na tecnologia, ensinando-os a usar as redes sociais para se conectarem é a principal dica que especialistas dão para as famílias.
Manoel Vanderic lembra que é obrigação jurídica dos responsáveis pelos idosos cuidar deles. “O não cumprimento dessa responsabilidade pode causar sanções”, salienta.