Erro em plataforma da UFG fez Anápolis aparecer com quase 100 casos confirmados da Covid-19
Após Portal 6 questionar a discrepância dos dados, em comparação com os últimos boletins da SES-GO e Semusa, instituição retirou a plataforma do ar e explicou o problema


Em Goiás, os dados atualizados da evolução do novo coronavírus podem ser acompanhados, de forma exclusiva, pelo painel da Covid Goiás, hospedado virtualmente pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
Nesta sexta-feira (08), a plataforma apresentou números discrepantes com os informados pelos últimos boletins da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) e Prefeitura de Anápolis.
A título de exemplo, enquanto Anápolis tinha 63 casos confirmados, na plataforma a situação de pacientes já contaminados era de 95.

(Foto: Captura)
Procurada pelo Portal 6 para explicar como, e quando, é feito o compartilhamento desses dados com a UFG, a SES-GO disse apenas que a universidade se pronunciaria a respeito em nota.
A reportagem também quis ouvir a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) com o intuito de entender quais procedimentos a pasta adota para o envio destas informações ao Governo do Estado, mas não obteve retorno até o momento desta publicação.
Já a assessoria de comunicação da UFG, em resposta ao Portal 6, reconheceu o erro dizendo que uma falha inesperada “no script de atualização” da plataforma duplicou acidentalmente os casos reportados nesta data, e retirou a base do ar “para os devidos reparos”.