Vacinação contra Covid-19 para adolescentes de 12 a 17 anos está suspensa em Anápolis
Semusa emitiu nota informando quem são os menores que ainda podem receber as doses

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Anápolis emitiu nota na manhã desta quinta-feira (16) suspendendo a vacinação contra Covid-19 de adolescentes de 12 a 17 anos.
A medida, de acordo com a pasta, segue uma orientação do Ministério da Saúde, que publicou uma Nota Técnica, na noite de ontem (15), estabelecendo que a imunização fosse paralisada para este grupo.
A justificativa do Governo Federal é que a maioria dos adolescentes acometidos pelo novo coronavírus são assintomáticos ou apresentam apenas sintomas leves.
Desta maneira, a aplicação das doses só poderá continuar para os menores, de 12 a 17 anos, que tenham deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade.
Outra alegação do Ministério da Saúde para deixar os adolescentes sem a vacina é a redução da média móvel de casos e óbitos e a consequente melhora no cenário epidemiológico.
E os que já tomaram?
A Semusa havia liberado, nesta quarta (15), a vacinação para todos os estudantes de 13 a 16 anos. Há alguns dias, também já tinha iniciado a imunização de adolescentes com comorbidades e daqueles que tivessem 12 e 17 anos.
Leia também
- Goiânia terá linhas de ônibus exclusivas para Natal do Bem 2025; saiba todos os detalhes
- Com investimento de R$ 60 milhões, Assaí Atacadista anuncia chegada de primeira unidade em Aparecida de Goiânia
- Goiás tem 10 cidades na lista das mais quentes do Brasil, mostra Inmet
- Caiado anuncia prêmio de até R$ 10 mil para estudantes da rede pública que tirarem notas altas no Enem
Apenas ao longo do dia de ontem, por causa da inclusão do grupo na campanha de vacinação, mais de 4 mil doses foram aplicadas em Anápolis.
Questionada pelo Portal 6 se os menores que já tomaram a 1ª dose estão liberados para tomar a 2ª, a pasta afirmou que ainda está aguardando as orientações do órgão federal.