Saiba quantos anos vive um gato e como cuidar para que ele fique com você por mais tempo

Por exemplo, existe uma diferença na expectativa de vida de um gato de rua com um doméstico

Anna Júlia Steckelberg Anna Júlia Steckelberg -
Saiba quantos anos vive um gato e como cuidar para que ele fique com você por mais tempo
De acordo com as estimativas, os gatos podem viver até os 15 anos. (Foto: Reprodução)

Sabia que os gatos são animais de vida bastante longa e podem viver mais do que um cão de raça pequena? De acordo com as estimativas, eles poderiam viver até os 15 anos. Porém, outras condições influenciam quanto tempo eles ficarão com você. Por exemplo, estilo de vida ou dieta alimentar. Saiba agora quantos anos vive um gato.

Gato de rua

Bom, se você se apaixonou pelo gato do quarteirão, saiba que as chances de ele morrer antes dos 15 anos são muito altas! Segundo especialistas, os gatos de rua têm 50% de chance de viver mais de 2 anos.

Basicamente, isso ocorre porque na rua estão expostos a perigos para os quais nem sempre estão preparados. Por exemplo, carros, animais maiores, entre outras coisas. 

Sem contar que há um outro grande problema: a comida. Logo, eles aumentam o risco de contágio com doenças mortais porque comem o que encontram para sobreviver.

Gato doméstico

Em contrapartida, se você tem seu felino sempre em casa, pode se despreocupar. No geral, ele vai viver até cerca de 20 anos. Na verdade, há um registro de um gato nos Estados Unidos que morreu aos 32 anos.

Para se ter uma ideia, existem raças que vivem muito mais tempo do que um gato doméstico normal. Por exemplo, os gatos siameses e siberianos podem ter mais de 20 anos de idade. 

Assim, se seu gatinho estiver com a vacinação em dia e com uma alimentação saudável, sua expectativa de vida será aumentada. Além disso, é importante que eles levem uma vida ativa e façam exercícios diariamente para evitar a obesidade.

O que posso fazer para que ele viva mais?

A principal recomendação é sempre cuidar deles. Logo, conheça o seu gato! Por exemplo, saiba quais alterações no humor ou no comportamento do seu felino. Além disso, a dieta também é uma prioridade é de extrema importância e deve evitar o excesso de peso.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.