2021 registrou alta de 30% nos registros de casos de racismo em Goiás, mostra SSP
Estado já tem grupo especializado dentro da Polícia Civil para combater esse crime, mas delegado responsável não falou sobre o tema
Clientes em Goiânia que se queixam por serem atendidos por entregadores negros. Incitações ao racismo e apologia criminosa na cidade de Goiás. Estes dois exemplos demonstram algo grave: a intolerância racial cresceu em Goiás nos últimos anos.
Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), as denúncias aumentaram 30% em 2021.
Em todo o estado, foram registradas 614 ocorrências de injúria racial e 61 casos de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
Em comparação, no ano de 2020 foram 480 denúncias de injúria racial e 39 de discriminação ou preconceito.
Como forma de combater esses crimes, a SSP destacou a criação do Grupo Especializado no Atendimento às Vítimas de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Geacri) da Polícia Civil, em agosto de 2021.
“A unidade, voltada para investigações relacionadas à discriminação contra as populações vulneráveis, trouxe maior segurança e encorajamento para que as vítimas pudessem denunciar crimes desta natureza”, afirma a pasta em nota.
O Portal 6 tentou contato com o delegado titular da pasta, para entender o que poderia estar incentivando essas manifestações racistas. Contudo, mesmo após muita insistência, a reportagem não foi atendida.
Para realizar denúncias ao Geacri, o cidadão pode ligar no número 3201-2440 ou ir pessoalmente na delegacia, localizada na Avenida Planalto, no setor Jardim Bela Vista, em Goiânia.