6 coisas que não se deve fazer em uma entrevista de emprego
Para a maioria das empresas contratantes, não adianta o profissional contar com o currículo impecável se não sabe se portar adequadamente na entrevista
Muito além do que só um currículo “perfeito”, a entrevista de emprego é um ponto de extrema importância para conseguir o trabalho dos sonhos.
Inclusive, em alguns casos, é justamente nessa fase que o candidato acaba se saindo mal e perde o cargo que poderia facilmente ser dele.
Para a maioria das empresas contratantes, não adianta nada o profissional contar com o currículo impecável se não sabe se portar adequadamente na entrevista.
Além disso, a entrevista vai muito além do que somente saber responder corretamente as perguntas realizadas pelo avaliador.
Até mesmo coisas que a maioria das pessoas nem imaginam vão estar contando pontos para o candidato ser ou não aprovado.
Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a não cometer nenhum errinho perigoso.
6 coisas que não se deve fazer em uma entrevista de emprego
1. Se vestir de maneira inadequada
Não que exista algum código de vestimenta para entrevistas de emprego. Porém, é sempre importante tomar bastante cuidado com a roupa escolhida para o grande dia.
Por mais que a empresa desejada tenha um estilo menos formal, é importante que o candidato vá sempre com um traje mais profissional.
Claro, isso não significa ter que ir com terno e gravata! Mas, ir com uma roupa cheia de estampas chamativas, chinelo e peças curtas para mulheres, podem ser um grande erro.
Afinal, a impressão é a primeira que fica!
2. Linguagem corporal
A linguagem corporal diz muito sobre o candidato para a vaga. Por isso, não olhar nos olhos do entrevistador, falar baixo e se sentar de qualquer jeito, são erros grandes.
O ideal, é que o profissional cumprimente o avaliador com um aperto de mão firme, sempre responda as perguntas olhando nos olhos e sente com a postura adequada.
Assim, passará uma imagem muito melhor!
3. Resposta confusa
Nem sempre responder depressa alguma pergunta realizada será uma boa opção!
A resposta rápida muitas vezes acaba se tornando confusa, o que não é bem avaliado em uma entrevista de emprego.
Pensando nisso, o ideal é parar um pouco, formular mentalmente e só depois responder de maneira clara e objetiva.
4. Não fazer pergunta
Não basta apenas responder as perguntas realizadas pelos empregadores, é necessário fazer algumas também.
Isso porque perguntar sobre a empresa em que deseja atuar vai demonstrar interesse do candidato, o que é visto com bons olhos.
5. Contar longas histórias
Claro que o empregador quer ouvir um pouco sobre você. No entanto, histórias longas demais ou muito tristes podem ser um erro.
Por isso, se perguntado, conte apenas o que você acredita que realmente merece ser destacado da sua vida, sem se alongar muito.
Além disso, evite se comportar de forma muito vaidosa, familiar e de jeito nenhum, insinue um flerte durante a entrevista.
6. Se atrasar
Um erro muito comum e que prejudica muito a imagem do candidato diante da empresa contratante é o atraso já na entrevista de emprego.
O ato pode até parecer inocente, mas vai passar a impressão de desinteresse e falta de comprometimento. Além disso, o empregador ficará com medo do funcionário sempre se atrasar se for contratado.
Então, o ideal é evitar possíveis contratempos e sair de casa um pouco mais cedo do que o horário combinado. Assim, garante a pontualidade e evita imprevistos.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!