PIS/Pasep terá novos pagamentos liberados; veja quando vai começar

Dúvidas à respeito do depósito do PIS/Pasep ocorrem principalmente devido as mudanças que ocorreram nas regras do programa em 2021

Isabella Valverde Isabella Valverde -
PIS/Pasep terá novos pagamentos liberados; veja quando vai começar
Devido mudanças nas regras dos programas, o benefício será pago apenas em 2023. (Foto: Reprodução)

Muitos trabalhadores brasileiros se perguntam quando serão liberados os novos pagamentos do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).

Dúvidas à respeito do depósito do benefício ocorrem principalmente devido as mudanças que ocorreram nas regras do programa.

Isso porque até o ano de 2021, os recursos começavam a ser distribuídos logo no segundo semestre do ano, seguindo até o primeiro semestre do próximo ano.

Como a mudança gerou questionamentos, trouxemos a próxima data para o pagamento.

PIS/Pasep terá novos pagamentos liberados; veja quando vai começar

Após as mudanças tomadas pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), composto por representantes do Governo, de empresas e dos próprios trabalhadores, o pagamento do abono salarial do PIS/Pasep passou a se tornar para apenas dois anos depois do funcionário exercer a função.

Alterações nas regras do benefício foram realizadas para que se tornasse possível o alinhamento do calendário de depósitos junto ao Orçamento anual, não deixando pendências.

Dessa forma, seguindo a  Resolução nº 896 de março de 2021, os brasileiros serão pagos pelo abono salarial do PIS/Pasep apenas entre  janeiro a dezembro de 2023.

Terão direito ao abono salarial do próximo ano os trabalhadores que tiverem trabalhado ao menos 30 dias com carteira assinada em 2021, que tiverem recebido no máximo dois salários mínimos por mês naquele ano, estiverem cadastrados  PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e que a empresa tenha fornecido os dados corretamente.

A data exata para o pagamento de 2023 ainda não foi divulgada, no entanto, uma proposta de calendário  será submetida pela Secretaria de Trabalho ao Codefat.

De todo modo, mesmo não havendo essa definição até o momento, a expectativa é de que a execução ocorrerá dentro do primeiro semestre de cada exercício.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade