Lista mostra as profissões que podem se aposentar mais cedo

Aposentadoria especial para algumas profissões garante que o profissional se aposente mantendo 100% do salário, sem uma idade mínima definida

Isabella Valverde Isabella Valverde -
Lista mostra as profissões que podem se aposentar mais cedo
Os trabalhadores que atuam em postos, como os frentistas, possuem direito à aposentadoria especial. (Foto: Reprodução)

Muitos brasileiros não sabem, mas o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) possui uma lista com profissões nas quais os trabalhadores que nelas atuam podem se aposentar mais cedo.

O benefício da aposentadoria especial é fornecido para os profissionais que estão frequentemente expostos à certos riscos para a saúde ou integridade física.

Desde que o trabalhador comprove que atuou profissionalmente pelo período mínimo de 15 anos em algum atividade insalubre, ele possui o direito de se aposentar mais cedo.

A aposentadoria especial garante que o profissional se aposente mantendo 100% do salário, além de não possuir idade mínima definida, podendo ocorrer à qualquer momento desde que comprove os 180 meses trabalhados nas funções de risco.

Sendo assim, confira uma lista que separamos contendo algumas dessas profissões que garante a possibilidade de se aposentar mais cedo.

Lista mostra as profissões que podem se aposentar mais cedo

1. Dentistas 

Por estarem diariamente expostos aos mais diversos agentes contaminantes nocivos à saúde vindos da própria boca dos pacientes, os dentistas possuem o direito da aposentadoria especial do INSS.

Os perigos por conta do contato direto com a boca ficaram ainda mais evidentes na pandemia da Covid-19, tendo em vista que mesmo com a utilização de máscaras de proteção por parte do profissional, o paciente infectado deixa o vírus no ar por um bom tempo, colocando assim o dentista em risco.

2. Médicos 

Assim como os dentistas, os médicos também estão diariamente expostos à agentes biológicos nocivos presentes em hospitais e clínicas de saúde.

Além disso, o profissional ainda mantém um contato direto e diário com pacientes diagnosticados com as mais diferenças doenças, os colocando assim em uma eterna situação de risco.

3. Guardas e vigilantes com porte de arma de fogo

O próprio fato dos guardas e vigilantes atuarem profissionalmente fazendo uso de arma de fogo já deixa claro o motivo pelo qual os trabalhadores destas áreas podem se aposentar mais cedo.

As profissões oferecem um sério risco principalmente para a integridade física do trabalhador, tendo em vista que diariamente ele corre o perigo de ser atingido por uma bala, ou até mesmo de ser agredido.

4. Profissionais que atuam em postos de gasolina

Desde os frentistas, até o  auxiliar administrativo, ou seja, todos aqueles que atuam nos postos de gasolina possuem o direito de receber o benefício da aposentadoria especial.

Isso se deve ao fato da atividade ser vista como insalubre por estarem expostos frequentemente à perigos que colocam em xeque a integridade física, como por exemplo a explosão de alguma bomba de combustível.

5. Eletricistas 

Uma outra profissão que garante a aposentadoria mais cedo do que as demais, é a de eletricista.

Assim como as anteriormente citadas, esta atuação também é considerada perigosa, já que o profissional que nela atua está diariamente exposto aos perigos de estar tendo contato direto com redes elétricas de alta tensão.

6. Professores 

Por último, mas não menos importante, temos os professores, que mesmo não possuindo o direito da aposentadoria especial, também podem se aposentar mais cedo.

Segundo a legislação atual, os profissionais da educação podem se aposentar cinco anos antes dos demais, tendo exigência de 25 anos trabalhados para as mulheres e 30 para os homens.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.