Veja a lista completa de benefícios que os brasileiros com CadÚnico podem receber
CadÚnico é utilizado pelo Ministério da Cidadania como um meio para se identificar as famílias brasileiras que vivem em situação de vulnerabilidade social
Muitos brasileiros cadastrados não fazem a menor ideia, mas para além do Auxílio Brasil, o CadÚnico ainda conta com diversos outros benefícios.
O Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal, mais conhecido como CadÚnico, é utilizado pelo Ministério da Cidadania como um meio para se identificar e caracterizar todas as famílias brasileiras que vivem em situação de vulnerabilidade social.
Dessa forma, a inscrição permite que o Governo Federal entenda melhor como as famílias de baixa renda vivem no Brasil, podendo assim compreender melhor quais são as maiores necessidades.
Porém, o que muitos não sabem é que o simples fato de estar inscrito no CadÚnico já abre as portas para que se possa participar de diversos programas sociais.
Neste caso, mesmo que cada programa tenha suas próprias exigências, a simples inscrição no Cadastro Único já é um ponto de partida.
Isso porque o cadastro é o primeiro passo para cada um dos programas sociais oferecidos pelo Governo Federal.
Veja a lista completa de benefícios que os brasileiros com CadÚnico podem receber
- Auxílio Brasil;
- Minha Casa Minha Vida;
- Benefício de Prestação Continuada;
- Identidade Jovem (ID Jovem);
- Carteira do Idoso;
- Telefone Popular;
- Tarifa Social de Energia Elétrica;
- Aposentadoria destinada a Pessoas de Baixa Renda;
- Isenção no pagamento de taxas para inscrição em concursos públicos;
- Água para todos;
- Programas Cisternas;
- ENEM;
- Programa Nacional de Crédito Fundiário;
- Bolsa Estiagem;
- Bolsa Verde (Programa voltado ao Apoio à Conservação Ambiental);
- Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais;
- Programa Brasil Alfabetizado;
- Programa Nacional de Reforma Agrária;
- Crédito Instalação;
- Carta Social;
- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti);
- Serviços Assistenciais.
Quem pode se inscrever?
Possuem o direito de se inscreverem no CadÚnico as famílias brasileiras que contam com uma renda mensal, por integrante familiar, de no máximo meio salário mínimo (R$ 606).
Além disso, também podem se inscrever os grupos familiares com renda mensal total de até três salários mínimos, com renda maior que três salários mínimos, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em algum dos programas sociais, pessoas que vivem sozinhas ou moradores em situação de rua.
Como se inscrever?
Para realizar a inscrição na plataforma, antes, o interessado precisa realizar um pré cadastro no site do Cadúnico, ou no aplicativo do mesmo, disponível para dispositivos Android e iOS.
Assim que houver a inclusão dos dados pessoais, é necessário se dirigir a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em um prazo máximo de 120 dias, para encaminhar os documentos pessoais de cada membro da família.
Dentre as documentações que o responsável familiar terá que levar para o posto de atendimento estão a Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, CPF, Carteira de Identidade (RG), Carteira de Trabalho, Título de Eleitor e para os indígenas, o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI).
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!