Veja a lista de doenças que dão direito à isenção de IPVA em 2023
Para aqueles que não estão isentos do pagamento a notícia não é nada boa, já que o IPVA contará com um aumento ainda no próximo ano
Uma série de doenças garantem aos brasileiros o direito à isenção do pagamento do temido Imposto de Veículos Automotores (IPVA), em 2023.
Para aqueles que não são isentos a notícia não é nada boa, já que o imposto contará com um aumento ainda no próximo ano.
O acréscimo se deve ao fato dos preços dos veículos novos, seminovos e usados também terem subido, refletindo assim no pagamento do IPVA.
Todo brasileiro proprietário de automóvel terá que arcar com a cobrando, estando liberados apenas aquelas pessoas que cumprirem todos os requisitos exigidos para a isenção.
Essa dispensa do pagamento é conferida para os motoristas que possuem determinadas doenças, assim como também dependendo do fabricação do veículo.
Por exemplo, em Goiás, Rio Grande do Norte e Roraima, a isenção do IPVA é concedida para carros que tenham mais de 10 anos.
No Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí e no Rio de Janeiro, o imposto é suspenso para veículos com mais de 15 anos.
Enquanto o prazo no Mato Grosso é mais de 18 anos, no Acre, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo é de mais de 20 anos, Alagoas é com 23 ou mais, e em Santa Catarina é acima de 30 anos.
Veja a lista de doenças que dão direito à isenção de IPVA em 2023
Primeiramente é preciso entender a necessidade de comprovação da doença presente na lista para realmente poder garantir o direito à isenção.
Para isso, o brasileiro precisa apresentar um laudo médico emitido especificamente por alguma clínica que esteja credenciada junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do seu Estado.
Lista de doenças
- Acidente Vascular Cerebral (AVC);
- Acidente Vascular Encefálico;
- Amputação;
- Artrite reumatóide;
- Artrodese;
- Artrose;
- Autismo;
- Câncer;
- Deficiência mental;
- Deficiência visual;
- Doença degenerativa;
- Doenças neurológicas;
- Esclerose múltipla;
- Escoliose acentuada;
- Lesão por esforço repetitivo (LER);
- Lesões com sequelas físicas;
- Linfoma;
- Manguito rotador;
- Más formações ou encurtamento de membros;
- Mastectomia;
- Nanismo;
- Neuropatia diabética;
- Paralisia cerebral;
- Paraplegia;
- Parkinson;
- Poliomielite;
- Problemas de coluna;
- Problema renal crônico com uso de fístula;
- Próteses externas ou internas;
- Quadrantomia;
- Síndrome do túnel do carpo;
- Talidomida;
- Tendinite crônica;
- Tetraplegia;
- Tetraparesia.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!