Abandono de pets aumenta e expõe falta de políticas públicas em Goiânia
Podcast 'Tema da Semana' consultou especialistas para entender as causas do crescimento da presença de animais domésticos nas ruas


Os pedidos de resgate de cães e gatos nas ruas pipocaram nos abrigos de Goiânia no último ano. As instituições vivem um cenário de lotação e alertam para um problema que pode se tornar insustentável na cidade.
Ao Portal 6, a presidente da Comissão Especial de Direito Animal da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Pauliane Mascarenhas, explica que, embora as penas para quem comete este tipo de crime tenham sido endurecidas no período, a falta de políticas públicas, especialmente em relação a castração, está agravando o cenário.
O apelo estético por animais de raças da moda também tem dificultado a adoção nos abrigos, que sofrem com a alta demanda e a falta de recursos. No Recanto dos Anjos Peludos, a manutenção da alimentação, saúde e bem-estar de 500 animais é uma luta diária.
O quinto episódio do Tema da Semana busca entender por que o crime de abandono de animais se multiplicou nos últimos anos e quais as políticas públicas necessárias para garantir que o direito dos animais seja respeitado.
Ouça no Spotify