Anápolis é a cidade goiana com o maior número de pessoas desaparecidas em 2023
Dados são da plataforma Expresso, do Governo de Goiás, que registrou mais de um caso por dia
Apenas em 2023, Goiás registrou mais de uma pessoa desaparecida por dia. Contando de 1º de janeiro a 03 de abril, foram 109 registros, uma média de 1,17.
Conforme dados disponíveis no site Expresso, do Governo de Goiás, Anápolis se destacou com o maior número de pessoas que sumiram no estado.
No total, foram 21 casos apenas no município. Na sequência, estão Goiânia (12) e Aparecida (10), cidades de maior concentração populacional.
Por fim, Rio Verde (07), Goianira e Mineiros (ambos com 04), também apresentaram uma quantidade relevante de desaparecimentos.
Ao Portal 6, o inspetor Newton Morais, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), explicou que o registro deve ser feito o mais depressa possível, em uma delegacia da Polícia Civil (PC), assim que for percebida a falta de uma pessoa.
Ele também afirmou que existem ferramentas da PRF por meio das quais essa comunicação pode ser feita. “Além do número de telefone 191, nós temos a plataforma Sinal Desaparecidos, acessível pelo site desaparecidos.prf.gov.br”.
Assim, a pessoa que entra no endereço eletrônico vai preencher um formulário, com dados de si mesma e de quem desapareceu.
“Você coloca informações sobre documentos, além de um texto descrevendo a pessoa, as roupas possíveis que ela esteja, uma identificação mais próxima possível para que a gente possa localizar”, detalhou.
No momento em que for feita a ocorrência, policiais em um raio de 500 km – independente de serem de Goiás ou não – são notificados.
A plataforma fica disponível 24h, todos os dias da semana e é diretamente conectado com o sistema da PRF. O inspetor da PRF alertou também que “fazer o formulário não te livra da responsabilidade de registro na PC”.