Um sonho: ter um psicólogo por escola de Anápolis
"Tenho a luta de uma vida em torno de um projeto que insisto em apresentar: que psicólogos estejam inseridos dentro das escolas. O sonho é que um psicólogo pudesse acompanhar uma escola, um por escola, no mínimo!"
Quando decidi cursar psicologia já tinha os dois pés fincados na educação e percebia o adoecimento mental de crianças e adolescentes por questões adversas e alheias à sua vontade ou compreensão.
Uma caminhada que sempre esteve associada ao chão da escola. Tenho a luta de uma vida em torno de um projeto que insisto em apresentar: que psicólogos estejam inseridos dentro das escolas. O sonho é que um psicólogo pudesse acompanhar uma escola, um por escola, no mínimo!
Hoje, na rede municipal que tem 108 unidades, com 2.700 professores e uma rede imensa de administrativos além de 37 mil alunos, há pouquíssimos psicólogos. Uma luta inglória.
- Egressos de Anápolis, Edna Maria Ramos da Hora e Augusto Ventura tomam posse como desembargadores do TJGO
- Eerizania é condenada pelo o que fez com Márcio Corrêa e prefeito agora pode pedir indenização milionária por danos morais
- Confira o resultado da Mega-Sena 2950 desta quinta-feira (11); prêmio é de R$ 38 milhões
Do lado de cá, apresentei já no primeiro ano de mandato um projeto de lei que determina que toda escola tenha um profissional da psicologia a acompanhando. Fomos vetados. Burocracias no caminho. Mesmo assim, insisto. Recomendo ao Executivo e espero dias melhores em que nesta cidade, a saúde de forma geral e, em especial a rede de saúde mental, funcionem e sejam pensadas de forma transversal, se apoiando em políticas públicas e experiências que já deram certo.
Na insistência, vou fazendo aliados. Amanhã, na Câmara Municipal, homenageio alguns profissionais que tenho admiração e respeito. Convido todos a estarem conosco também!
Um psicólogo por escola! Essa é uma bandeira do nosso mandato!
Marcos Carvalho é professor, psicólogo e servidor público federal. Atualmente, vereador em Anápolis pelo Partido dos Trabalhadores. Escreve todas às terças-feiras. Siga-o no Instagram.







