Lula encerra limbo e cria regra para atuação da PF na segurança presidencial

Regulamentação dessa atividade está prevista em um decreto que aprova a estrutura regimental do Ministério da Justiça

Folhapress Folhapress -
Lula encerra limbo e cria regra para atuação da PF na segurança presidencial
(Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

RENATO MACHADO E JULIA CHAIB
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O presidente Lula (PT) oficializou nesta terça-feira (31) que é competência da Polícia Federal a sua segurança e a do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), quando a corporação for demandada por essas autoridades.

A regulamentação dessa atividade da PF está prevista em um decreto que aprova a estrutura regimental do Ministério da Justiça.

A segurança presidencial esteve no centro de uma disputa entre a Polícia Federal e o Gabinete de Segurança Institucional.

Logo após assumir o cargo, o ministro do GSI, general Marcos Antônio Amaro afirmou que a segurança presidencial retornaria para a sua pasta, após ser competência da PF nos primeiros meses do governo.

A Casa Civil, em junho, anunciou que adotaria um “modelo híbrido”, com a participação de militares e da Polícia Federal nas atividades de segurança presidencial. No entanto, ressalvou que a coordenação ficaria com o GSI.

Desde então, a atuação da Polícia Federal na segurança presidencial vivia uma espécie de limbo, sem uma regulamentação clara. O decreto agora estabelece as funções.

O decreto publicado nesta terça-feira estabelece que uma das funções da Diretoria de Proteção à Pessoa da PF será a “segurança de dignatários estrangeiros em visita ao país” e também autoridades brasileiras, que solicitem esses serviços.

“À Diretoria de Proteção à Pessoa compete dirigir, planejar, coordenar, controlar, executar e avaliar as atividades de […] segurança dos familiares do Presidente da República e do Vice-Presidente da República, em articulação com o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, quando demandadas pela respectiva autoridade”, afirma o texto.

O texto ressalva que essa diretoria vai apoiar a segurança do presidente da República e do vice-presidente, “sob a coordenação do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, quando determinado pela respectiva autoridade”.

Folhapress

Folhapress

Maior agência de notícias do Brasil. Pertence ao Grupo Folha.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade