Chegada de nuvem de poeira assusta moradores do interior de Goiás; entenda fenômeno
Flagrante teria ocorrido por volta das 15h e teve duração de cerca de 15 minutos


Moradores da cidade de Itaberaí, localizada na região Noroeste de Goiás, foram surpreendidos com uma nuvem de poeira que tomou conta de parte do município.
O flagrante foi registrado pelo auxiliar administrativo Túlio Leite na segunda-feira (13). A ação teria ocorrido por volta das 15h e teve duração de cerca de 15 minutos.
O fenômeno, que chegou a acontecer em Goiânia no dia 19 de agosto, tem explicação e se deve aos longos períodos de estiagem vividos no estado.
Como já adiantado pelo Portal 6, o diretor do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), André Amorim, afirmou que devido a ausência de chuvas, o solo tende a se desagregar e formar partículas de pó na superfície.
Junto a isso, estão as rajadas de vento que servem para levantar, literalmente, a poeira do chão e levar o pó para a atmosfera.
“Quando você está há vários dias sem chuva, a terra começa a desagregar, porque está seco e a superfície começa a ficar cheia de pó. O avanço da frente fria combinado ao calor gera as ventanias que tendem a formar essa ‘tempestade de areia’ “, explicou.