Segredo por trás de antigo casarão em Anápolis chama a atenção dos moradores
História de quase um século foi explicada pelo pesquisador Claudiomir Gonçalves


Para os mais aficionados na história e segredos de Anápolis, um casarão específico se destaca e chama atenção de quem passa por lá, seja pelo charme ou imponência da residência.
O espaço em questão trata-se de um imóvel localizado na Rua Manoel D’Abadia com a Travessa João Aires, na região Central do município.
Com um visual bastante vintage e elegante, gradeado e com um belo jardim, é uma casa que inegavelmente destoa das demais residências ao redor.

Pequeno jardim do casarão. (Foto: @anapolisnarede)
Quem conta mais sobre a origem desse tão falado casarão é Claudiomir Gonçalves, pesquisador da história da cidade e proprietário do perfil @anapolisnarede.
Segundo ele, o imóvel foi construído pelo homem que deu nome à rua, o Sr. Francisco Manoel D’Abadia, no fim da década de 1940. Na época, a prefeitura visava alargar o beco lateral ao lote, de modo a facilitar o trânsito de pessoas e veículos.

Casarão atual, logo após ser construído, em meados de 1952. (Foto: Garcez/ acervo do MHABC)
Com esse intuito, desapropriou uma faixa de terreno na atual Travessa João Aires. Essa desapropriação foi o que levou o Manoel D’Abadia a demolir o casarão original da propriedade que tinha e construir o novo, que está preservado até os dias atuais.
Nos comentários, os internautas também teceram elogios ao imóvel, que traz um ar bastante nostálgico à cidade.
“Linda! Uma incrível peça de resistência nesse mar de prédios e estacionamentos em que Anápolis se transformou!”, declarou uma usuária.
“Deve ser tombado, não deixem demolir”, implorou outro.