6 formas de identificar um mentiroso compulsivo (ele pode estar ao seu lado)
Reconhecer e lidar com esse comportamento é essencial para manter relacionamentos saudáveis
Identificar um mentiroso compulsivo pode ser um desafio, mas a habilidade de falar inverdades com naturalidade traz características que se tornam típicas dos mais falsos.
Embora possa ser desafiador confrontar alguém sobre as mentiras, reconhecer e lidar com esse comportamento é essencial para manter relacionamentos saudáveis e evitar ser enganado.
Estar atento aos detalhes, observar cuidadosamente e ter confiança nos próprios instintos são a chave para manter a falta de sinceridade bem longe de você.
6 formas de identificar um mentiroso compulsivo (ele pode estar ao seu lado)
1. Padrão nas histórias
A mentira geralmente segue um padrão consistente, onde o indivíduo pode inventar histórias elaboradas que seguem um determinado padrão, como, por exemplo, ele sempre ter um amigo que já viveu algo parecido com a situação.
Observar padrões nas narrativas pode ajudar a identificar o comportamento enganoso antes que ele faça mal a você.
2. Narrativas contraditórias
Um dos sinais mais óbvios de um mentiroso compulsivo é a inconsistência em suas histórias. Afinal, para eles é difícil lembrar detalhes já que o acontecimento é pura ficção.
Busque prestar atenção às inconsistências em suas narrativas e mantenha longe as pessoas que tendem a contar mentiras.
3. Ouça seu sexto sentido
Embora pareça loucura, a intuição pode ser uma ferramenta poderosa do dia a dia, se algo parece “errado” e você sentir uma sensação de desconforto, confie em seus instintos.
Nossa intuição muitas vezes nos alerta para situações de perigo ou desonestidade. É melhor ouvir seu coração!
4. Linguagem corporal
O corpo pode dizer mais que palavras, embora os mentirosos compulsivos possam ser profissionais em inventar histórias, a linguagem corporal os entrega.
Olhe para as expressões faciais, como movimentos que indicam nervosismo e se ele evita o contato visual. Isso pode indicar que alguém diz inverdades.
5. Vive na defensiva
Os mais tóxicos reagem de forma exagerada ou defensiva quando questionados sobre sobre suas histórias ou até mesmo coisas da vida.
Eles tendem a ficar agressivos ou tentar desviar a atenção para outro assunto, com o intuito de manter a máscara sobre a falta de sinceridade.
6. Fofoqueiro
Por fim, um mentiroso compulsivo, geralmente, já tem um histórico de mentiras, sendo o grande fofoqueiro da galera.
Investigar o histórico da pessoa com outras amizades, pode revelar que ela nem sempre foi sincera com você.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!