Festas luxuosas de 15 anos para garotos viram tendência entre a elite de Goiânia
Ao contrário da tradicional festa de debutante das meninas, decisões, muitas vezes, são tomadas em curto espaço de tempo
Festas de 15 anos são eventos tradicionais da cultura nacional, sendo um dos maiores momentos da vida de uma menina e, agora, meninos também. Conhecida por introduzir o adolescente à vida social e marcar o fim da infância, a festa caiu nos gostos dos garotos goianos.
No Rio de Janeiro (RJ), o Copacabana Palace recebeu a primeira festa de 15 anos masculino da história do local, ainda em dezembro de 2023. O que mostra que Goiânia não está fora da curva, sendo que também já realizou as próprias comemorações do gênero.
De acordo com a cerimonial com atuação no mercado da capital goiana há 8 anos, Val Queiroz, ela realizou dois aniversários de 15 anos para garotos também no final de 2023. Em 2024, há mais três marcados e outros em fase de orçamento.
“No final do ano passado, começamos a ver essa progressão da procura pelos meninos. É uma tendência para esse ano, vai vir forte, porque a festa de 15 anos traz um momento muito especial na vida desses adolescentes e chega a ser uma validação social. Existe um movimento na geração onde o debutante tem esse reconhecimento entre a vida social deles”, explicou a profissional.
“Acredito que os meninos começaram a sentir essa necessidade também de se sentir tão incluídos quanto as meninas na época das festas”. Em outros casos, a decisão não parte dos aniversariantes; os próprios pais escolhem fazer o evento para tirar o filho da timidez.
Apesar da origem como uma introdução das meninas à sociedade, consideradas prontas para casarem e constituírem famílias, ao longo das últimas décadas o tom mudou, ainda que detalhes carreguem um pouco da tradição, como a valsa com um ‘príncipe’ e a troca da ‘sapatilha’ para o ‘salto alto’. Já os meninos abandonaram os protocolos por completo.
No lugar das tradições, uma pista de dança completa com atrações especiais que simulam boates. “Eles estão indo mais para o sentido de ter uma balada com os meninos. Não fazem questão de ter entrada triunfal, recepcionar convidados, trocar os ‘looks'”, disse. “Ele é estrela na noite, mas não segue os protocolos”.
Se hoje a festa é de aproximadamente 100 a 150 convidados, cerca de metade do comum nos eventos femininos, com foco na diversão, a cerimonial aponta para a possibilidade das escolhas serem pautadas na própria excentricidade. “Acredito que vão ter protocolos no futuro. Quanto mais ficar comum, mais vão querer introduzir, porque vão buscar novidades”.
Com isso, a tendência é de festas ainda maiores – e mais caras – no futuro. Atualmente, o orçamento dos aniversariantes é em torno de R$ 150 mil a R$ 300 mil, o que impacta no tamanho ou até realização dos eventos em muitos casos, conforme Val.
De acordo com a especialista, os pais se preparam, tanto emocionalmente quanto financeiramente, por anos para a festa das filhas. No caso dos filhos, o pedido surge com pouco tempo para digerir. “É uma grande barreira para os pais, porque não é comum. Às vezes, o debutante tem que se desdobrar para convencê-los e o valor financeiro também é impactado por isso”.
Embora haja um número crescente de festas, segundo a especialista, os aniversários dos garotos ainda são tendência, podendo rapidamente sair de moda, enquanto o caso das meninas é tradição. Portanto, por enquanto, Val destaca que não há previsão de que, um dia, andem lado a lado.