Cientistas descobrem algo simples capaz de aliviar depressão e ansiedade
Cerca de 60% dos brasileiros possuem essas doenças e uma simples ação que ninguém imagina pode ajudar a reduzir esse triste quadro


Uma em cada oito pessoas no mundo vivem com alguma doença ou algum tipo de transtorno mental. É o que aponta o último Relatório sobre Saúde Mental no Mundo, publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A depressão e a ansiedade são os tipos de transtornos mais comuns e chegam a atingir mais de 60% dos casos nos brasileiros.
Dessa forma, a pesquisa aponta que as consequências do adoecimento mental envolvem questões desde o aumento de gastos com saúde e a queda na produtividade no trabalho, devido a afastamentos.
Mas uma luz no fim do túnel foi trazida pela ciência e uma nova ajuda simples para pessoas com esses transtornos foi descoberta.
Cientistas descobrem algo simples capaz de aliviar depressão e ansiedade

(Foto: Marcello Casal / Agência Brasil)
Um estudo publicado na revista Nature Human Behavior descobriu que o simples toque pode ajudar a aliviar a ansiedade e a depressão.
De acordo com o texto, a pesquisa abrangeu 212 estudos e incluiu uma análise estatística de 85 estudos envolvendo adultos e 52 envolvendo recém-nascidos.
Segundo os resultados observados, os cientistas descobriram que o toque humano era tão benéfico para a saúde mental como para o bem-estar da saúde física.
As intervenções táteis de contato pele a pele não só foram capazes de reduzir a dor, angústia, ansiedade e depressão em adultos e crianças, como foram potencializadores de ganho de peso em recém-nascidos.
Em análise comparativa de toque físico por outros humanos, objetos e robôs, o toque humano foi o mais positivo na saúde mental diante dos outros.
Tanto pessoas saudáveis quanto pessoas doentes se beneficiavam da troca de afeto físico. Em destaque para o toque na cabeça que em outras partes do corpo.
Portanto, siga o Portal 6 no Instagram: No @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo digital e em tempo real para você!