Chegada de fenômeno climático muda cenário em Goiás; veja cidades mais afetadas
Expectativa é que todas regiões do estado tenham predomínio de sol
Se antes as chuvas e o clima úmido predominavam em boa parte do território goiano, agora a chegada de um fenômeno climático promete mudar o cenário meteorológico em Goiás.
De acordo com a previsão do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), a partir de quarta-feira (24), todas as regiões do estado podem ter predomínio de sol, temperaturas máximas em elevação e umidade relativa do ar em declínio no período da tarde.
A explicação para a mudança se deve por conta da chegada de uma massa de ar seco sobre o Brasil central, que favorece o clima mais quente.
Entre as regiões, Oeste e Norte devem ser as mais impactadas, com máximas de até 35 °C. O Centro aparece na sequência, com 33 °C, e Leste, Sudoeste e Sul, com 32 °C.
Já em relação às cidades, Porangatu desponta com previsão de temperatura de até 35° C. Logo em seguida, vem Aruanã, Crixás e Araguapaz, com 34 °C.
Na sequência, aparecem Goiânia, Doverlândia, Iporá, Flores de Goiás, Rubiataba, Goianésia, Ceres, Santa Helena, Goiandira e Itumbiara, com 32 °C – Montes Claros de Goiás deve seguir um caminho similar, com 33 °C.
Em Jataí, Ouvidor, Três Ranchos, Cumari, Ipameri, Nova Aurora, Pires do Rio, Palminópolis, Firminópolis, São João da Paraúna, Caiapônia e Palmeiras de Goiás a expectativa é de máximas de 31 °C.
Logo atrás, estão Luziânia, Rio Verde, Formosa e Cocalzinho, com 30 °C. Um cenário mais leve deve predominar nas cidades de Anápolis, Davinópolis e Catalão, com temperaturas de até 29 °C, assim como Cristalina, com 27 °C.