Rodovia federal que passa por Goiás deverá ser parcialmente duplicada; saiba outros benefícios

Projeto prevê R$ 12 bilhões de investimentos ao longo dos 30 anos de concessão para o trecho de 594,8 quilômetros

Davi Galvão Davi Galvão -
Trecho da BR-040. (Foto: Divulgação)

Foi divulgado, no Diário Oficial da União edital que trata da concessão da BR-040, entre Cristalina (GO) e Belo Horizonte (MG).

O critério do leilão que decidirá a nova empresa a gerir o trecho será de quem apresentar o maior desconto tarifário, com a necessidade de aportes de recursos para descontos superiores a 18% da tarifa, com o intuito de assegurar a viabilidade econômica do projeto. A decisão final acerca da licitação será divulgada no dia 26 de setembro.

Benefícios

O projeto prevê R$ 12 bilhões de investimentos ao longo dos 30 anos de concessão para o trecho de 594,8 quilômetros, no que já inclui 9,9 km de duplicação, 342,8 km de faixas adicionais, 61,6 km de vias marginais, além de uma correção de traçado, cinco passagens subterrâneas e 34 passarelas.

Também está prevista a instalação de 272 pontos de ônibus, 18 passagens de fauna, 226 acessos ao trecho e 2 pontos de parada e descanso (PPD).

Além disso, será instalado um sistema de monitoramento, incluindo 228 câmeras, sendo 20 dedicadas às passarelas e análise de tráfego, 28 painéis de mensagem entre fixos e móveis, além de detecção automática de incidentes.

Transição

Atualmente, a BR-040 é gerida pela Via 040, que se limita a realizar a manutenção e operação essencial da rodovia.

O edital prevê que a nova concessionária apresente um plano de transição para não entrar em conflito entre a operadora atual, justamente por se tratar de uma via em fase de relicitação.

 

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