Nomes incomuns de 6 cantores sertanejos fazem sucesso em Goiás

Através de plataforma do IBGE reportagem verificou os registros de tais nomes

Samuel Leão Samuel Leão -
6 sobrenomes que deixam as pessoas que têm eles mais inteligentes
(Foto: Reprodução/ Marcello Casal Jr./ Agência Brasil)

A paixão pelo ídolo pode levar a pessoa a fazer loucuras, como viajar por vários quilômetros, se endividar e até demonstrar a devoção ao artista por meio dos filhos e filhas, que podem ser batizados com o nome do astro preferido.

Em Goiás, terra conhecida nacionalmente pela tradição na música sertaneja – diversas famílias tiveram essa ideia e resolveram homenagear alguns cantores que marcaram gerações ao nomear os descendentes.

Assim, o Portal 6 fez um levantamento, através da plataforma Nomes do Brasil, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e verificou a frequência de nomes não tão comuns de 6 cantores sertanejos consagrados, em Goiás, até o ano de 2010.

Ralf

Cantor Ralf, da dupla con Chrystian. (Foto: Divulgação)

A dupla icônica Chrystian & Ralf, natural de Goiânia, marcou gerações e embalou amores diversos. Infelizmente, no último mês o homem considerado “a voz mais afinada do país” entre 1980 e 1990, Chrystian, veio a falecer. Apesar disso, os artistas deixam um legado inextinguível.

Em Goiás, o nome Ralf foi dado a 110 pessoas. Apesar do estado ser a terra natal da dupla, o nome teve ainda mais popularidade em Santa Catarina, unidade federativa na qual foi mais frequente, totalizando 508 pessoas.

Zezé

Zezé Di Camargo é natural de Pirenópolis, mas também de Anápolis. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Consagrado ao lado do irmão Luciano, Zezé di Camargo é o nome artístico do goiano Mirôsmar José de Camargo, de 61 anos, cantor  nascido em Pirenópolis. Também ficou muito conhecido pelo longa-metragem “Dois Filhos de Francisco”, que mostra os esforços do pai para tornar dois dos nove filhos em uma dupla de sertaneja de sucesso.

O nome “Zezé”, que pode ser dado tanto para homens quanto mulheres, a exemplo de Zezé Possi e Zezé Polessa, foi dado a 20 pessoas em Goiás, segundo dados do IBGE. O estado que liderou o ranking do nome, proporcionalmente, foi Sergipe, com 18 registros, enquanto líder no quadro geral foi o Rio de Janeiro, com 45 “Zezés” existentes.

Marrone

Cantor Marrone, conhecido por sua dupla com Bruno. (Foto: Reprodução/Instagram).

Parceiro do cantor Bruno, Marrone é o nome artístico de José Roberto Ferreira, cantor, compositor e multi-instrumentista nascido em Buriti Alegre, no interior de Goiás. Dono de uma carreira de sucesso, o sertanejo também é dono de uma churrascaria famosa em Goiânia.

No estado, o sucesso deles resultou em mais de duas dezenas de novos “Marrones”, totalizando 22 pessoas com esse nome registradas. No resto do Brasil, Acre é o estado que tem o maior número, proporcionalmente, contando com 17 indivíduos com esse nome, No entanto, no quadro geral, quem lidera é a Bahia, com 134 baianos batizados em homenagem ao cantor.

Marciano

Cantor Marciano, da dupla com João Mineiro. (Foto: Reprodução/JP)

Conhecido como “O Inimitável”, José Marciano arrebatou o coração de diversas moças ao longo da década de 1980, ostentando sucessos como “Aline” e “Me telefone mais”. Nascido em Bauru (SP), faleceu em 2019, mas não antes de se consagrar com a dupla João Mineiro e Marciano.

Em Goiás, o nome explodiu e foi dado para 461 pessoas, sendo o segundo mais frequente desta lista. Já em Santa Catarina, estado líder proporcionalmente, existem 1.873 “Marcianos”. Já no ranking geral, o Rio Grande do Sul aparece com 3.005 indivíduos assim batizados.

Paulino

Di Paullo e Paulino. ( Foto: Guto Costa/ Divulgação)

Dois irmãos que tocavam em circos de Minas Gerais e aprenderam a tocar instrumentos sozinhos. Foi assim o  início da carreira da dupla Di Paullo e Paulino, consagrada por canções como “Amor de Primavera”. Ambos nasceram em Martinho Campos (MG) e, ao longo da carreira, Geraldo Aparecido de Paula decidiu adotar o nome de Paulino.

Dentre todos os listados pela reportagem, esse é o nome de maior sucesso em Goiás, com 466 pessoas o utilizando. Na sequência, o Mato Grosso desponta com o maior número, proporcionalmente, de “Paulinos”, totalizando 484, enquanto São Paulo foi o líder geral, com 3.395 indivíduos assim batizados.

Gusttavo

Veja onde trocar alimentos por ingressos para o Arraiana 2024

Cantor Gusttavo Lima. (Foto: Reprodução/ Redes Socias)

Apesar de ter um nome artístico que pode ser considerado comum, Nivaldo Batista Lima se consagrou como “Gusttavo Lima”. Nascido em Presidente Olegário, em Minas Gerais, o “Embaixador” e conquistou uma legião de fãs por todo o Brasil.

Dentre as várias crianças batizadas de Gustavo, 16 em Goiás tiveram o nome escrito também com a letra duplicada, o que gera um indício de homenagem ao artista. O estado lidera como aquele que mais possui tais registros, proporcionalmente, enquanto no quadro geral, São Paulo toma a dianteira, com 39 Gusttavos registrados.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
+ Notícias