Candidato a prefeito em Goiás é investigado pelo uso de múltiplos RGs e CPFs
Coluna teve acesso a documentos que mostram diferentes dados sobre o empresário
Rápidas apurou que a Polícia Civil (PC) de Taquaral de Goiás está investigando o candidato à Prefeitura de Itaguari, Hélio Marcos Vieira Lima, mais conhecido como Marcão do Siri (PSD).
À coluna, o delegado responsável pelo caso, Kalil Nogueira, confirmou que o Ministério Público de Goiás (MPGO) requisitou à PC a abertura do inquérito policial.
Marcão é suspeito de utilizar múltiplos documentos de identificação e de cometer crimes de falsidade ideológica. Rápidas teve acesso à certidão de nascimento do empresário. Nela, consta que o candidato nasceu em 25 de agosto de 1980, em Itaberaí, cidade localizada a 120 km de Goiânia.
No entanto, na carteira de motorista que a coluna obteve, ele é nascido em 25 de agosto de 1979, em Gurupi (TO). Essa, inclusive, foi a data escolhida por ele para registrar a candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Rápidas também teve acesso a dois Cadastros de Pessoa Física (CPF) em nome de Marcão, que correspondem às duas datas de nascimento do candidato – sendo que um deles possui processos judiciais por improbidade e posse ilegal de armas de fogo.
O uso de múltiplos CPFs e RGs por uma mesma pessoa pode configurar falsidade ideológica, crime que, conforme o Código Penal Brasileiro, pode resultar em pena de até cinco anos de reclusão, além de multa.
A coluna procurou a assessoria do PSD para comentar sobre o caso, mas não houve resposta. O espaço segue aberto para manifestação.