IBGE divulga expectativa de vida de homens e mulheres em Goiás; veja quais

Idades ficaram acima da média nacional

Samuel Leão Samuel Leão -
IBGE divulga expectativa de vida de homens e mulheres em Goiás; veja quais
Movimentação em lojas da Rua 44, em Goiânia. (Foto: Divulgação / AER44)

Goiás agora tem uma expectativa de vida acima da média nacional, participando do aumento ocorrido no pós-pandemia. Essa dado foi compartilhado em um levantamento, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o qual também registrou um aumento da média nacional, ao ponto de superar o período pré-pandêmico.

No cenário geral, a expectativa de vida no Brasil subiu para 76,4 anos, enquanto em 2022 estava em 75,4, um aumento de um ano de vida. Em Goiás, a estatística ficou um pouco acima desse número, chegando aos 76,6.

Assim, o estado encontra-se na 12ª colocação no País em 2023, superando estados como Tocantins, com 75,2 anos, e Mato Grosso, com 75,3 anos. Todavia, ainda ficou atrás do Mato Grosso do Sul, que registra 77,3 anos, e mesmo de estados do Nordeste, como o Rio Grande do Norte, que registrou 77,4 anos.

Pior colocado do país, o Amapá apresentou uma expectativa de vida ao nascer de 73,1 anos, enquanto o primeiro colocado, o Distrito Federal, alcançou 78,6 anos em 2023. A diferença percentual entre eles é de aproximadamente 7,52%.

Por sexo

Também foram percebidas diferenças notáveis na expectativa de vida entre os gêneros. Para os homens, a expectativa foi de 73,8 anos, ocupando a 12ª posição no ranking nacional. Entre as mulheres, o estado alcançou 78,2 anos, posicionando-se na 14ª colocação entre os estados brasileiros​.

No ranking geral, Goiás apresenta indicadores intermediários. Em comparação, estados como o Distrito Federal lideram tanto para homens (76,2 anos) quanto para mulheres (81,1 anos). Já Alagoas registra os menores valores: 69,4 anos para homens e 74,3 anos para mulheres, destacando as disparidades regionais.

Vale pontuar também que, no cenário nacional, homens entre 20 e 24 anos têm 4,1 vezes mais chances de morrer do que mulheres na mesma faixa etária.

Samuel Leão

Samuel Leão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás, com passagens por veículos como Tribuna do Planalto e Diário do Estado. É mestrando em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado pela Universidade Estadual de Goiás. Passou pela coluna Rápidas. Atualmente, é repórter especial do Portal 6.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade