Alerta urgente para brasileiros que vão trabalhar no Natal ou Ano Novo

Aqueles que forem convocados para atuar nas datas devem ficar atentos

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
6 direitos que toda mulher trabalhadora precisa conhecer Ano novo
(Foto: Reprodução)

Muito além de ser uma oportunidade de reunir a família e os amigos, o Natal e o Ano Novo também são datas para faturar um dinheiro extra.

Contudo, aqueles que forem convocados para trabalhar durante a data devem ficar atentos aos direitos reservados pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Alerta urgente para brasileiros que vão trabalhar no Natal ou Ano Novo

Por ocorrerem no meio da semana, nenhuma das comemorações oferece a possibilidade de se transformar em um feriado prolongado. Neste ano, apenas quatro feriados tiveram duração superior a um dia — três no primeiro trimestre e o quarto, na Proclamação da República.

No caso, o trabalho em feriados é permitido apenas para quem atua em serviços essenciais, como saúde, trânsito e telecomunicações, sem alteração na escala. Em outros setores, a convocação para trabalhar no Natal ou Ano-Novo deve ser justificada, como ocorre com os demais feriados, conforme explica o advogado trabalhista Peterson Muta.

A depender do caso, é possível que a convocação para trabalhar aconteça apenas em necessidade extrema. De todo modo, a compensação para aqueles que vão trabalhar no Natal ou Ano Novo deve acontecer por meio da remuneração em dobro ou pela concessão de folgas.

Entre as celebrações do Natal e do Ano-Novo, os trabalhadores também têm um final de semana. Se a escala de trabalho do funcionário já incluir esses dias, não haverá alteração, mesmo para aqueles que tenham trabalhado no feriado.

Se gostou desse conteúdo, leia também:

Médico aponta 4 coisas que aumentam demais as dores de cabeça (muita gente faz e não percebe)

Advogada lista 5 benefícios que o INSS não pode cortar (muitos aposentados e pensionistas não sabem)

⁠6 frases que jamais devem ser colocadas nos Status de WhatsApp

Assim, siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e nas redes sociais e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo em tempo real para você!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade