O maior erro ao descongelar carne que todo mundo faz sem perceber

Muitas pessoas acham que qualquer método funciona, o que não é bem por aí

Magno Oliver Magno Oliver -
O maior erro ao descongelar carne que todo mundo faz sem perceber
(Foto: Reprodução/YouTube/USMEF México)

Atire a primeira peça congelada quem nunca acabou de chegar em casa, abriu a geladeira e percebeu que esqueceu de colocar a carne para descongelar, não é mesmo?

São nessas horas que a gente recorre a todo tipo de ajuda para agilizar esse processo de descongelamento. Vale micro-ondas, secador de cabelo, água quente e até deixar sob o sol quente, mesmo não sendo o recomendado por especialistas.

Dessa forma, descongelar carne é uma tarefa rotineira na cozinha, mas poucas pessoas sabem que esse processo pode comprometer a nossa segurança alimentar.

Um simples erro na preparação e isso pode acabar causando a proliferação de bactérias e até intoxicações alimentares. É preciso saber o jeito certo!

O maior erro ao descongelar carne que todo mundo faz sem perceber

Um erro que muita gente comete, devido à pressa na hora de descongelar, é deixar a carne em temperatura ambiente. Acontece que essa prática facilita o crescimento e proliferação de micro-organismos que podem contaminar o alimento.

Essa falha passa despercebida porque nem sempre enxergamos sinais visíveis de que a carne foi comprometida. Segundo especialistas, esse hábito parece inofensivo, porém cria um ambiente ideal para acúmulo de bactérias.

Isso acontece porque a carne congelada atinge temperaturas entre 5°C e 60°C, quando deixada fora da geladeira. Essa faixa é conhecida como “zona de perigo” e favorece a multiplicação de germes.

Assim, bactérias como salmonella e e. coli podem se multiplicar rapidamente nesse processo. O risco aumenta ainda mais quando a carne descongela completamente e fica exposta ao calor por bastante tempo.

Mas o que fazer para corrigir esse erro?

Especialistas em segurança alimentar recomendam colocar a carne na geladeira, dentro de um recipiente fechado, e esperar o gelo se desfazer por completo. Isso vai impedir que bactérias se formem.

Outra opção rápida e segura é o uso do micro-ondas na função descongelar. Porém, a carne precisa ser cozida imediatamente após esse processo para evitar contaminação.

Também é possível descongelar carne dentro de um saco plástico vedado, mergulhado em água fria. Trocar a água a cada 30 minutos acelera o processo sem comprometer a segurança.

Assim, siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades em tempo real para você!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade