Avião comercial com dez pessoas desaparece no Alasca
Sumiço desencadeou uma busca em meio a condições climáticas ruins em uma região remota
(FOLHAPRESS) – Um pequeno avião comercial com dez pessoas a bordo desapareceu na quinta-feira (6) no Alasca, no noroeste do Canadá, anunciou a polícia estadual desse território americano. O sumiço desencadeou uma busca em meio a condições climáticas ruins em uma região remota.
A aeronave Cessna 208 Caravan, que transportava nove passageiros e o piloto, partiu por volta das 14h40 locais de Unalakleet (18h40 em Brasília), disse o diretor da companhia aérea responsável, David Olson.
Às 15h20, porém, cerca de dez minutos antes do previsto para chegar em seu destino, Nome, o avião saiu do radar e perdeu contato por rádio com o controle de tráfego aéreo.
Ambas as cidades ficam no Alasca e são separadas por apenas 235 quilômetros através da baía de Norton Sound, a oeste do território.
As equipes de busca e resgate “trabalham para obter as últimas coordenadas conhecidas” do avião, disseram as autoridades em um comunicado, com condições climáticas que incluem neve, neblina e baixas temperaturas.
Quando a posição foi perdida, a aeronave estava a quase 20 quilômetros da costa, disse a Guarda Costeira dos Estados Unidos em um comunicado
A Bering Air é uma companhia aérea regional com sede no Alasca que opera cerca de 39 aviões e helicópteros, de acordo com dados do site de rastreamento de voos FlightRadar24.
Segundo o Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional do governo dos EUA, um número desproporcional de acidentes com táxis aéreos e aviões de passageiros ocorre no Alasca em comparação com outros estados americanos. Isso porque o Alasca possui terreno montanhoso e clima desafiador.
Ainda assim, o transporte aéreo é essencial para a região, já que mais de 80% das comunidades no Alasca são inacessíveis por estrada, de acordo com o Departamento de Transportes.
A Bering Air tem sede em Nome, com hubs em Kotzebue e Unalakleet, e opera voos para mais 32 comunidades, de acordo com seu site. Nome tem cerca de 3.500 habitantes, e Unalakleet, cerca de 800.
O desaparecimento soma-se a uma série de incidentes aéreos nos Estados Unidos nos últimos dias. Em 30 de janeiro, por exemplo, a colisão entre um helicóptero militar e um avião de passageiros provocou a morte de 67 pessoas.
Dois dias depois, a queda de um avião médico em um bairro movimentado da Filadélfia matou sete pessoas, seis delas mexicanas, e feriu outras 19.