6 características que uma pessoa demonstra quando está manipulando outra
O manipulador costuma agir de forma estratégica, usando palavras, atitudes e até gestos


Nem sempre é fácil perceber quando uma pessoa está manipulando a outra, afinal, a manipulação emocional é uma forma sutil e perigosa de controle.
O manipulador costuma agir de forma estratégica, usando palavras, atitudes e até gestos para confundir, culpar ou dominar o outro de maneira sorrateira.
No entanto, reconhecer os sinais de que alguém está te manipulando, é o primeiro passo para se proteger e recuperar o controle das próprias decisões.
6 características que uma pessoa demonstra quando está manipulando outra
1. Provoca culpa constante
Manipuladores costumam fazer com que a outra pessoa se sinta culpada por situações em que não tem responsabilidade.
Eles distorcem os fatos para inverter os papéis e se colocar como vítimas, fazendo com que o outro se desculpe constantemente, mesmo sem motivo algum.
2. Vitimismo exagerado
Para ganhar vantagem, uma pessoa que está manipulando frequentemente se coloca como alguém que sofre injustiças.
Ela tende a usar histórias tristes ou exageradas para despertar pena e justificar comportamentos errados que têm diariamente.
3. Mudanças de humor
Embora seja comum mudarmos o temperamento durante o dia, um sinal clássico de manipulação é a mudança brusca do estado emocional.
A pessoa pode estar sorridente em um momento e, de repente, ficar fria ou irritada, afinal, essa oscilação cria insegurança e medo de desagradar, mantendo o outro sempre “pisando em ovos”.
4. Uso da chantagem emocional
Frases como “se você me amasse, faria isso por mim” ou “ninguém se importa comigo” são comuns em discursos manipuladores.
A chantagem emocional anda lado a lado com a manipulação, e prende o outro pelo sentimento de obrigação ou medo de perder.
5. Distanciamento de terceiros
A pessoa que está manipulando costuma tentar isolar a vítima de amigos, familiares ou colegas, no intuito de agir como proprietário do companheiro.
Isso enfraquece os laços de apoio que a pessoa tem e facilita o controle emocional.
6. Não assume erros
Por fim, a pessoa que está manipulando jamais assume erros, afinal, ela sempre encontra uma forma de transferir a culpa para o outro.
E isso acaba fazendo parecer que qualquer problema foi causado pela vítima, mesmo quando claramente isso não é verídico.
Por fim, siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo online e em tempo real para você!