Conheça a cidade brasileira que tem praia de água cristalina e quentinha nos 365 dias do ano

Uma combinação inusitada de natureza e tecnologia faz com que esse lugar ofereça um mar morno o ano inteiro — algo que nem o Caribe garante

Isabella Valverde Isabella Valverde -
Conheça a cidade brasileira que tem praia de água cristalina e quentinha nos 365 dias do ano
(Foto: Reprodução/Tripadvisor)
Pouco conhecida do grande público, a Praia do Laboratório, em Angra dos Reis (RJ), esconde um fenômeno natural raro e fascinante: águas cristalinas e mornas durante os 365 dias do ano.

Essa característica incomum se deve à sua localização privilegiada — bem próxima à Usina Nuclear de Angra dos Reis.

Conheça a cidade brasileira que tem praia de água cristalina e quentinha nos 365 dias do ano

A praia fica dentro de uma área de acesso controlado do complexo da Eletronuclear. É banhada por águas que permanecem quentinhas o ano inteiro graças ao sistema de refrigeração da usina.

A água do mar é captada para resfriar os equipamentos e depois devolvida com temperatura levemente mais elevada, mas ainda segura e dentro dos parâmetros ambientais estabelecidos.

Esse processo cria uma espécie de piscina natural climatizada, com visual paradisíaco, cercada por mata atlântica e sem a superlotação típica de outros pontos turísticos da região.

Conheça a cidade brasileira que tem praia de água cristalina e quentinha nos 365 dias do ano

(Foto: Captura de Tela/YouTube)

O mar, além de quente, é incrivelmente transparente. Isso transforma o local em um dos segredos mais bem guardados de Angra dos Reis.

Por ser uma área vinculada ao centro de pesquisas da Eletronuclear, o acesso à Praia do Laboratório não é livre como em outras praias da cidade.

Em geral, é preciso obter autorização prévia, participar de eventos científicos ou ter algum vínculo institucional.

Ainda assim, quem consegue visitar garante: é uma experiência única, que une natureza, ciência e tranquilidade em um só lugar.

Como chegar

A Praia do Laboratório está localizada dentro do Centro de Desenvolvimento da Eletronuclear (CDTN), na região da Praia de Itaorna, em Angra dos Reis.

Para chegar até lá, é necessário:

•Ir de carro ou ônibus até Angra dos Reis, no litoral sul do Rio de Janeiro.

•Seguir em direção ao bairro Piraquara ou Praia de Itaorna, onde está o complexo da usina.

•Para entrar, é preciso agendar visita com antecedência diretamente com a Eletronuclear ou participar de atividades educativas ou institucionais.

Assim, siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo online e em tempo real para você!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade