População e empresas vão poder “adotar” espaços públicos em Anápolis
Foram incluídos canteiros centrais, parques, patrimônio histórico, áreas verdes, escolas, hospitais, rotatórias e campos de várzea

Com a aprovação do Projeto de Lei Ordinária 119/2025, moradores e empresas de Anápolis vão poder “adotar” e cuidar de espaços públicos da cidade, recebendo a contrapartida de descontos no IPTU e ISS que pode chegar até a 100%.
O projeto, apresentado pelo prefeito Márcio Corrêa (PL), atualiza outra iniciativa semelhante que já havia no município, chamada “Adote uma Praça”, instituída em 2017.
Agora, também foram incluídos canteiros centrais, parques, patrimônio histórico, áreas verdes, escolas, hospitais, rotatórias, campos de várzea e até Áreas de Preservação Permanente (APP), desde que respeitando as normas ambientais.
O intuito central é promover a manutenção, limpeza, conservação e melhoria dos locais, conforme as diretrizes urbanísticas e ambientais. Vale pontuar que a adoção não constitui posse, de modo que o acesso aos locais continua livre para a população.
Na sessão extraordinária, que discutiu o projeto na Câmara Municipal e teve uma votação unânime, nesta terça-feira (30), foram citados locais já adotados, como uma praça no bairro Santos Dumont, cuidada pela empresa Bio Instinto.
Leia também
- Anápolis dá exemplo ao Brasil: gestão Márcio Corrêa celebra o Dia do Ortopedista iniciando o mutirão de cirurgias eletivas ortopédicas.
- Nota Zero para os deputados e deputadas federais por Goiás que votaram a favor da PEC da Blindagem
- Nota 10 Para a Emisa Incorporadora, pelo prêmio no Pop List
- INMCEB de Anápolis inaugura enfermaria dedicada a crianças e adolescentes