6 dicas para não ser feito de trouxa na hora de comprar carne no açougue

Especialista montou um plano estratégico interessante para quem não manja muito do assunto evitar passar por enganação

Magno Oliver Magno Oliver -
6 dicas para não ser feito de trouxa na hora de comprar carne no açougue
(Foto: Captura de Tela / Instagram / @saodomingos_acougue_cafe)

Nada mais triste na vida adulta que ir ao açougue comprar carne e ser feito de trouxa levando carne ruim ou que não se encaixa no preparo do almoço. Já aconteceu com você?

O perfil no Instagram do açougueiro @fabio_acougueiro viralizou nas redes sociais com um tutorial diferenciado e muito útil para quem faz compras diárias.

No vídeo, ele aparece ajudando todo mundo que não entende de carne a como comprar direitinho os cortes para consumir no decorrer da semana.

“Trouxe hoje dicas prática que vão fazer você economizar tempo e dinheiro no açougue“, diz ele na legenda do vídeo.

Ele conta que é preciso muita organização e gestão para economizar e comprar as carnes de melhor qualidade, além de se organizar para ir ao açougue de forma estratégica.

6 dicas para não ser feito de trouxa na hora de comprar carne no açougue

1. Converse sempre com o açougueiro sobre os cortes 

Peça indicações de peças mais baratas, cortes macios e suculentos. Procure o que está de promoção e o que é mais indicado para fritar, cozinhar na panela ou fazer outros tipos de preparos.

2. Muita atenção com a coloração da carne

Carne não é só sabor e textura, é preciso ter muita atenção com a coloração que ela apresenta.

Um bom corte para churrasco sempre terá coloração avermelhada bem intensa, uniforme, quase viva. Corte ruim tem coloração mais “pálida”, um pouco amarelada, bem diferente do tradicional.

Lembrando que carne esverdeada já está podre, imprópria para consumo.

3. Fique de olho se há sangue presente na embalagem

Gostou de um corte de carne embalada à vácuo para o seu churrasco? Os açougueiros indicam prestar atenção se ela tem sangue em excesso na embalagem, pois ela pode estar com a qualidade comprometida.

4. A importância de conferir a textura

Os açougueiros chamam atenção para um detalhe que muita gente não repara: a textura da carne que você quer levar para casa.

A carne boa apresenta textura macia, mais fibrosa, viva, com vermelho bem intenso. Enquanto a carne podre já demonstra sinais de fibras quebradiças, bem amolecidas, bastante degradadas e bem esverdeadas.

5. Não tenha vergonha de sentir o cheiro da carne

Sim, o visual e o olfativo ajudam no processo da escolha de um bom corte para levar para casa. Assim, é bom ter atenção com o cheiro da carne antes de pedir para tirar do freezer e embalar.

Cheiro muito forte ou diferente do aroma de carne fresca pode indicar que ela está estragada. Peça uma amostra para sentir o aroma que ela exala.

6. Procure entender os níveis e tipos de uma carne

Uma breve pesquisa sobre carne antes de ir ao açougue vai te ajudar a saber o que é uma carne de primeira, de segunda e de terceira. Também se ela é de boi, porco, ave ou outro animal.

Busque conversar com o açougueiro sobre o prato que você vai preparar e peça ajuda sobre qual corte ele indica. Muitas pessoas que não entendem de carne vão ao açougue fazer compras e acabam se dando mal nas escolhas.

Assim, confira o vídeo completo:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Fábio Almeida (@fabio_acougueiro)

Assim, siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo online e em tempo real para você!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.