Goiânia anuncia novidade que deve usar IA para “fechar o cerco” contra sonegação de impostos
Medida deve antecipar a implementação da reforma tributária, que será adotada em todo Brasil


A sonegação de impostos promete ter os dias contados em Goiânia com a adoção de tecnologias de Inteligência Artificial (IA), após um acordo entre a Prefeitura e o Governo de Goiás que visa “fechar o cerco” contra as irregularidades na capital.
A novidade foi divulgada em encontro de representantes da Secretaria da Fazenda Municipal e do Estado com o prefeito Sandro Mabel (UB).
A expectativa é que seja criado um sistema de integração, no qual o Governo de Goiás fornecerá ao Paço Municipal informações do Banco Central (BC).
Com a medida, tanto a Prefeitura quanto o Estado terão acesso às movimentações e transações financeiras digitais, incluindo cobranças como o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) e o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
Durante o encontro, Sandro Mabel ressaltou que já existe uma fiscalização ativa na cidade, mas que a novidade com IA deve agilizar o processo, “lapidando dados nas bases estadual e municipal”, para identificar irregularidades mais rapidamente.
Segundo o secretário de Economia estadual, Francisco Sérvulo Nogueira, a iniciativa deve servir como uma “antecipação” do que será implementado em âmbito nacional em breve, com a aprovação da reforma tributária.
A partir de 2027, os Impostos sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) e sobre Serviços (ISS) serão unificados sob o título de Imposto Sobre Bens e Serviços (IBS), uma base única compartilhada por Estados e Municípios — como já está sendo feito em Goiânia.
A expectativa é que a medida fortaleça a arrecadação dos entes federativos, como a Prefeitura de Goiânia, que atualmente enfrenta um déficit de R$ 4 bilhões.
Durante a reunião, realizada nesta quarta-feira (14), foi assinado um termo de cooperação técnica entre os entes federativos, com o objetivo de combater as sonegações.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiás!