6 truques práticos para acabar com o cheiro ruim do sofá e deixá-lo como novo
Felizmente, existem métodos simples e eficazes para eliminar o cheiro ruim, deixando o sofá como quando estava novo


O sofá é um dos móveis mais utilizados da casa, sendo essencial em momentos de descanso, mas com o tempo ele acaba ficando com o cheiro ruim.
Graças ao uso, é natural que ele acumule odores desagradáveis provenientes de suor, alimentos, pets e umidade do ambiente.
Mas felizmente, existem métodos simples e eficazes para eliminar esses cheiros e devolver ao seu sofá a sensação de novo.
6 truques práticos para acabar com o cheiro ruim do sofá e deixá-lo como novo
1. Use bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio é conhecido por sua capacidade de neutralizar odores, e com o sofá, não é diferente.
Para utilizá-lo, polvilhe uma quantidade generosa sobre toda a superfície do estofado. Deixe agir por pelo menos 20 minutos, em seguida, aspire completamente.
2. Solução de vinagre e amaciante
Uma mistura eficaz para eliminar o cheiro ruim, é vinagre branco e amaciante.
Em um borrifador, combine 200 ml de vinagre de álcool branco, 100 ml de água e uma colher de sopa de amaciante concentrado. Borrife levemente sobre o estofado e deixe secar naturalmente.
3. Pano com essência de ambiente
Para revitalizar o aroma do sofá entre as limpezas, umedeça um pano limpo com água morna, torça bem e aplique algumas borrifadas de essência para ambiente.
Passe o pano levemente sobre o sofá inteiro, deixando limpo e cheiroso como nunca.
4. Exposição ao sol e ventilação
A umidade e a falta de circulação de ar podem contribuir para o cheiro ruim no móvel.
Sempre que possível, retire as almofadas e deixe o estofado tomar sol por algumas horas, assim, evitando a umidade e prevenindo germes e mofo.
5. Aromatizador caseiro
Para manter o sofá com um aroma agradável, prepare um aromatizador caseiro combinando 100 ml de álcool, 100 ml de água e 15 gotas de óleo essencial de sua preferência.
Coloque a mistura em um borrifador e aplique semanalmente sobre o sofá limpo e seco, assim, o álcool ajudará na evaporação rápida, evitando que o estofado fique molhado e fixando o perfume.
6. Limpeza profissional
Por fim, mesmo após aplicar essas dicas, o cheiro ruim pode persistir, sendo um claro sinal de infestação por ácaros.
Nesses casos, é recomendável investir em uma limpeza profissional com higienização a seco, que penetra nas camadas mais profundas do tecido.
Assim, siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo online e em tempo real para você!