INSS perde na Justiça e terá de conceder BPC/Loas a mulher que teve benefício negado

Requerente foi diagnosticada com HIV, toxoplasmose neurológica e ocular, tendinite e hérnias discais na região lombar

Davi Galvão Davi Galvão -
Saiba como baixar o aplicativo Meu INSS e consultar descontos indevidos
(Foto: Reprodução/ Agência Brasil)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi obrigado, na Justiça a conceder o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) a uma mulher, acometida por diversas doenças, que teve o pedido anteriormente negado. A decisão é da 15ª Vara do Juizado Especial Cível da Seção Judiciária de Goiás.

Na sentença, a magistrada reconheceu que a autora apresenta impedimentos de longo prazo que a impedem de participar plenamente da sociedade em igualdade de condições.

O laudo médico pericial confirmou a gravidade do quadro clínico e a avaliação socioeconômica evidenciou a condição de vulnerabilidade social da requerente, que vive sozinha. Também ficou claro que ela tem como única fonte de renda o Bolsa Família, no valor de R$ 600, parte do qual é destinado à compra de medicamentos.

Para fins de contextualização, a requerente foi diagnosticada com HIV, toxoplasmose neurológica e ocular, tendinite e hérnias discais na região lombar.

De acordo com os autos, a mulher não possui renda própria, escolaridade e enfrenta limitações severas que a impedem de exercer qualquer atividade laboral.

A decisão também condena o INSS ao pagamento das parcelas vencidas, respeitando o limite de cinco anos anteriores à ação, com correção pela taxa Selic.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiás!

Davi Galvão

Davi Galvão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Atua como repórter no Portal 6, com base em Anápolis, mas atento aos principais acontecimentos do cotidiano em todo o estado de Goiás. Produz reportagens que informam, orientam e traduzem os fatos que impactam diretamente a vida da população.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade