6 espécies de plantas típicas do Cerrado que se destacam por sua beleza

Separamos algumas famosas que se destacam pela exuberância e características únicas

Magno Oliver Magno Oliver -
6 espécies de plantas típicas do Cerrado que se destacam por sua beleza
(Foto: Captura de tela / Youtube / Canal Sou da Roça e Lú)

É só passar o mês de julho que chega a hora das flores do Cerrado florescerem e promoverem um espetáculo visual de cores que só a natureza proporciona.

Por conta de seu clima bem definido e espécies com características de galhos retorcidos e folhas exuberantes, o Cerrado tem peculiaridades que só suas espécies oferecem. Ele proporciona para o mundo um espetáculo de flores típicas que trazem beleza e originalidade de janeiro até o fim do ano.

6 espécies de plantas típicas do Cerrado que se destacam por sua beleza

1. Flor de pequi

(Foto: Captura de Tela/YouTube)

Bonita, chamativa, grande, branca e se destaca por possuir pétalas com os estames bem longos. Assim, ela pertente à espécie Caryocar brasiliense, uma linhagem nas quais as flores são hermafroditas e se agrupam em inflorescências terminais.

Os biólogos explicam que essa espécie nativa do Cerrado tem seu período de floração entre os meses de agosto a novembro.

2. Flor de Cagaita

(Foto: Reprodução/Pinterest)

Ela é uma flor delicada, cheia de detalhes e conhecida por seus frutos, flores e propriedades medicinais. Assim, as flores da cagaita são pequenas e brancas, agrupadas em inflorescências e possuem aroma bem agradável. Da família da Eugenia dysenterica, ela também recebe o nome de cagaiteira, seu caule pode atingir de 4 a 10 metros de altura.

A floração dessa espécie geralmente acontece em agosto e setembro. Ela tem uso ornamental, alimentar e também medicinal.

3. Caliandra

(Foto: Captura de Tela/YouTube)

Originária do Cerrado e famosa por seus arbustos lenhosos e estriados que pode atingir até 4 metros de altura. Bonita, exuberante e bem popular, a caliandra tem flores que se assemelham a pompons ou escovas, geralmente nas cores vermelho, rosa ou branco.

A temporada de florescência dela aparece na primavera e no verão, atraindo beija-flores e outras espécies polinizadoras.

Ela tem boa adaptação a diferentes tipos de clima e solos, mas prefere ambientes com boa luminosidade e não tolera solos encharcados.

4. Flamboyant (Flamboiã)

(Foto: Reprodução/Facebook)

Bastante encontrado em Goiânia, o Flamboyant é uma árvore tropical muito famosa por conta de suas flores vibrantes com uma copa bem ampla em formato de guarda-chuva.

Na capital, ela tem fama recorrente pelo seu crescimento rápido e raízes superficiais que podem ser agressivas e chegar a rachar calçadas e avenidas. Assim, essa bela árvore pode atingir de 6 a 15 metros de altura e sua floração acontece durante a primavera e o verão.

5. Algodão do Cerrado

(Foto: Captura de Tela/YouTube)

Bonita, de um amarelo intenso e com um detalhe que chama atenção: ela perde todas as suas folhas na época da seca.

Cientificamente conhecido como Cochlospermum regium, é uma espécie nativa do Cerrado brasileiro, cuja fama é bem popular por suas propriedades medicinais e potencial ornamental. Chega a atingir até 2 metros de altura, tem folhas que caem na estação seca e as raízes são bem grossas e lenhosas.

6. Lobeira

(Foto: Captura de Tela/YouTube)

A lobeira (Solanum lycocarpum) é pioneira no Cerrado brasileiro e famosa por seus frutos redondos e amarelados que servem de alimento para a dieta do lobo-guará.

O tronco dela pode atingir até 5 metros de altura, tem flores em roxo-azulado no formato de estrela, com florescimento durante o ano inteiro. Muito presente em áreas de Cerrado, incluindo Cerrado Típico, Vereda, Campo Sujo e Cerradão. Também é considerada uma planta enfermeira, pois facilita o desenvolvimento de outras espécies ao seu redor.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as notícias e curiosidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
+ Notícias